Segunda-feira, 20 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Vinício Carrilho

PPGCTS abrindo espaço para a Ciência


PPGCTS abrindo espaço para a Ciência - Gente de Opinião

O Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) da UFSCar está com processo seletivo em andamento, para 2024, com vagas no mestrado e no doutorado.

Recentemente, recebemos conceito 5 da CAPES, o que é essencial para o aumento na oferta de bolsas de pesquisa, além de elevar a conceituação dos profissionais formados por nós. Lembrando que o conceito máximo é 7, nós temos conceito 5.

Sou professor permanente do programa faz alguns anos e posso confirmar, por vivência, a qualificação e responsabilidade do nosso corpo docente e discente.

Temos cotas de acessibilidade, uma infraestrutura importante na universidade; temos destacada relevância e impacto local, regional e nacional.

Nossos intercâmbios tanto levam pós-graduandos ao exterior quanto trazem pessoas de várias partes do mundo, para assim elevarmos consideravelmente a diversidade, a inclusão, a formação social e técnica de maneira responsável. Priorizamos a conjunção entre Ética e técnica.

Nosso programa é interdisciplinar e isso ainda possibilita uma convivência profundamente heterogênea: do Direito e das Ciências Sociais à medicina e à Ciência da Informação.

A UFSCar, em si, já é uma referência nacional, e o PPGCTS tem o mesmo objetivo.

 

Vinício Carrilho Martinez

Professor Associado IV da UFSCar

Professor Permanente do PPGCTS


Veja os editais:

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 20 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O que não se vende

O que não se vende

         O que não se vende, da gente pobre, é o fio de esperança. Para Carolina de Jesus não se expurga a fome, a angústia de ver os filhos passand

Minha emoção

Minha emoção

        Pode ser voz corrente para muita gente, desse tipo que passa pela vida, mas, para mim, é corrente apenas a emoção que sinto cada vez que lei

MAMÃE, VENDE EU “ – Mamãe, vende eu para a Dona Julita, porque lá tem comida gostosa”.

MAMÃE, VENDE EU “ – Mamãe, vende eu para a Dona Julita, porque lá tem comida gostosa”.

Não se lê uma frase como essa impunemente. Por mais que a leitura do livro revele uma autora muito diferente de nós – que lemos e que escrevemos ess

A fome também é professora

A fome também é professora

         O Brasil tem um presidente que passou fome – eleito pela terceira vez – e que teima em tentar tirar o país do mapa da fome. Poderíamos pens

Gente de Opinião Segunda-feira, 20 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)