Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Vinício Carrilho

Inscrição para o curso de extensão: Um mês com Paulo Freire


Inscrição para o curso de extensão: Um mês com Paulo Freire - Gente de Opinião

Paulo Freire, reconhecido como patrono da Educação Brasileira pela lei n° 12.612, de 13 de abril de 2012, se tornou essencial na luta contra a opressão e pelo incentivo ao pensamento crítico. Desenvolvida pela educador brasileiro, a pedagogia freireana utiliza o diálogo e a linguagem como aspectos fundamentais na base da educação. Dessa forma, a construção coletiva se faz e refaz entre professores/as e alunos/as, criticando o que ele chama de "educação bancária" (professor/a como detentor de todo conhecimento e o aluno, depositário de informações).

É claro que essa crítica se refere principalmente aos meios tradicionais de ensino, portanto, defender a educação é também um ato político. A educação deve ser de qualidade e garantida para todos e todas, bem como consta na Constituição Federal de 1988 no Artigo 205. Freire aponta que a neutralidade na educação é impossível, e é preciso afirmar sua posição para que não haja um diálogo manipulador. Ao saber a visão de mundo do outro e acolher diversas opiniões, estamos praticando o diálogo aberto e democrático. Então, a educação é um ato político. 

O método de Educação libertadora, criada por Paulo Freire, não age apenas no âmbito escolar, mas também na economia, na política e nas demais esferas da sociedade. É um instrumento que elabora a consciência política e conquista um ponto de vista integral do saber e do universo que habitamos. 

Além disso, conscientizar o/a aluno/a é olhar para as classes desfavorecidas da sociedade e levá-las a entender sua situação de oprimidas, agindo a favor da própria libertação; é "esperançar".

Por isso, convidamos todos e todas para se inscreverem no curso: *UM MÊS COM PAULO FREIRE". 

Preencha o formulário a seguir com suas informações pessoas e, em breve, entraremos em contato para divulgar mais informações sobre o cronograma das aulas. O curso acontecerá online e será transmitido pelo canal do YouTube A CIÊNCIA DA CF 88, às quartas-feiras das 18h30 às 20h, no horário de Brasília. 

O curso busca desenvolver as análises de palestrantes, pesquisadores/as e estudiosos/as em decorrência das obras de Paulo Freire, em parceria com diversas instituições. 


📌 Anote as datas: 

• 05/10/2022

• 12/10/2022

• 19/10/2022

• 26/10/2022

Formulário de inscrição: https://forms.gle/7cZg1y2LtLzivwP58

Nos vemos em breve! 


Atenciosamente, 

Coordenação/organização - A Ciência da CF 88

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fuga das “Mentes Brilhantes” - E os cérebros que ficaram, continuam pensando?

Fuga das “Mentes Brilhantes” - E os cérebros que ficaram, continuam pensando?

A produção de ciência no Brasil acontece, via de regra, nas universidades públicas. É de lá onde saem os quadros da produção científica, isto é, aqu

Mito do caramelo (1)

Mito do caramelo (1)

          O mundo inteiro sabe que o caramelo é um bem cultural, uma conquista imaterial e um patrimônio genético da humanidade. O caramelo só ocorr

Pensamento escravista no século XXI - Exploração do trabalho e a hegemônica violência contra os Direitos Humanos

Pensamento escravista no século XXI - Exploração do trabalho e a hegemônica violência contra os Direitos Humanos

       Todos os dias têm trabalho escravo acontecendo no Brasil. Todo dia está em vigência o pensamento escravista neste nosso regressivo e repressi

Mito da sala escura

Mito da sala escura

            O Mito da sala escura é meio, bastante, brasileiro. Não se confunda com o Mito da caverna, esse que tem uma enorme sofisticação filosófi

Gente de Opinião Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)