Segunda-feira, 20 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Vinício Carrilho

Gente de Opinião, 20 Anos


Gente de Opinião, 20 Anos - Gente de Opinião

O título do portal de notícias não poderia ser mais acertado do que esse: Gente de Opinião faz o mundo em sua realidade ser o que é. Como ensinou Paulo Freire, o mundo só tem significado com a existência humana, pois somos nós que atribuímos sentido às coisas. Nada existiria sem nossa visão, entendimento, interpretação – e assim ocorre com toda a gente de opinião, uma vez que nós atribuímos, ampliamos, debatemos os possíveis significados dos fatos, dos atos, das intenções nem sempre esclarecidas. E assim também esclarecemos (trazemos à razão) alguns vultos, suas sombras, os esconderijos não revelados.

          Isso é ver onde mal se enxerga, levar luz a olhos e mentes cansadas, encobertas, com as viseiras carregadas de embargos ao sentido mais evidente. É isso que fazemos, as pessoas, a gente de opinião, formadores/as de opinião – nós construímos sentidos, significados, revelamos e embasamos o que externalizamos.

          É isso o que faz o portal Gente de Opinião há 20 anos. Isso mesmo, 20 anos de luta em prol do jornalismo, da informação e da opinião qualificada.

          Por aqui, não há apenas uma única opinião qualificada, há dezenas, centenas. Quanta gente de opinião passou pelo Gente de Opinião? Impossível saber. Esse fato, essa avaliação realista, concreta, por si, nos informa de outra coisa: o profissionalismo nunca perde emprego ou espaço. Nenhum site ou portal chegaria a 20 anos de existência e com relevante colaboração, construção social, se não fosse extremamente competente.

          Posso dizer por mim, ainda, porque estou com este grupo de pessoas, profissionais, muitos visionários, há mais de 10 anos. Isso mesmo, correm 10 anos de minhas falas por aqui.

          E mais, nesses 10 anos, muitas vezes em desacordo com a posição editorial, nunca (nunca!) tive um texto censurado. Tudo que enviei foi noticiado, publicado, sem censura ou recortes ideológicos do material.

          Aqui, minha voz nunca foi calada.

          Aqui, minha consciência sempre foi expandida.

          E isso é muita coisa, muita história, e muita honestidade de ambas as partes.

          Quero agradecer mais uma vez o carinho, o respeito, a segurança ética que sempre me passaram.

          E desejar felicidade pelas conquistas, desses 20 anos, e que outras profícuas duas décadas apenas tenham se iniciado neste momento de júbilo.

          Boas festas, boa vontade, boas lutas.

          A quem nos lê, só posso dizer que aqui estaremos por muito tempo, porque é por causa de vocês que nós temos sentido e relevância. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 20 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O que não se vende

O que não se vende

         O que não se vende, da gente pobre, é o fio de esperança. Para Carolina de Jesus não se expurga a fome, a angústia de ver os filhos passand

Minha emoção

Minha emoção

        Pode ser voz corrente para muita gente, desse tipo que passa pela vida, mas, para mim, é corrente apenas a emoção que sinto cada vez que lei

MAMÃE, VENDE EU “ – Mamãe, vende eu para a Dona Julita, porque lá tem comida gostosa”.

MAMÃE, VENDE EU “ – Mamãe, vende eu para a Dona Julita, porque lá tem comida gostosa”.

Não se lê uma frase como essa impunemente. Por mais que a leitura do livro revele uma autora muito diferente de nós – que lemos e que escrevemos ess

A fome também é professora

A fome também é professora

         O Brasil tem um presidente que passou fome – eleito pela terceira vez – e que teima em tentar tirar o país do mapa da fome. Poderíamos pens

Gente de Opinião Segunda-feira, 20 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)