Segunda-feira, 20 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Vinício Carrilho

Dino para o STF


Dino para o STF  - Gente de Opinião

A sabatina do Ministro da Justiça no STF será dia 13, quarta-feira.

Deverá ser aprovado com folgas. Ao menos é o que indicam as sondagens no Senado Federal.

A meta é passar de 65% de aprovação, o que é excelente, diante da extrema direita, fascista, e do Centrão, que é o centro do atraso nacional.

A par desses dados bem claros, óbvios até, há uma galhofa fascista atirando contra a democracia. Ainda.

Dentre esses espíritos iluminados, há os materialistas e os metafísicos.

Não se enganem, ser materialista não torna ninguém progressista.

Exemplo claro é o Tio Patinhas.

Do lado metafísico, nossos baluartes fascistas (eles não sabem que são fascistas) estão festejando a Argentina. Aliás, desde o Maradona. Mas, também não sabem que o hermanito idolatrava Fidel.

Nossos brasucas, meio faschio, meio nazi, ainda esperam a revoada do inominável e inelegível.

E você pode perguntar porque tem tantas aspirações metafísicas (para além do mundo físico, explicável), como visto nos ataques ao Dino (Ministro da Justiça), na celebração da Argentina do Milei (que já nomeou a irmã), no sonho com o mito decaído.

Muita gente se pergunta de onde vem essa ânsia metafísica. É justo perguntar.

Minha avaliação atual tem duas partes, na mesma coisa:

1. Apoiadores atuais do mito decaído são nazifascistas. Alguns são conscientes, outros não - pois seguem a fumaça metafísica de extrema direita.

2. Para usar uma linguagem simplista, que até os mais frágeis metafísicos direitistas entendem, direi que a fumaça metafísica lhes impede de ver com clareza. De forma cristalina, metafísicos fascistas não entendem metáforas, mesmo que um cristal esteja diante da sua fumaça.

Você já entendeu a metáfora ("entre o cristal e a fumaça"), mas, como os metafísicos do faschio (nazis) pouco veem, turvados de bobeiras, é bom explicar em detalhes.

O metafísico turvo não vê o que é cristalino, pois sua mitologia de mitocôndrias falidas (sem energia vital) atormenta todo dia com a alucinação "do que está além da física".

Neste caso, a física seria o campo de compreensão (condição cognitiva média) para se ver o óbvio.

O turvo não vê qualidades no Dino, simplificando, porque não as identifica e isso ocorre porque não enxerga tais qualidades morais/técnicas em si mesmo.

O metafísico turvo está além da sua física motora. Aliás, é perigoso pisar no próprio pé.

Conversar com essa tipologia metafísica é improdutivo. Improvável para mim.

É como acender vela, esperando que o cego leia o alfabeto.

Não em braille, mas aquele das Luzes que o analfabeto político não enxerga, na frente do seu nariz.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 20 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O que não se vende

O que não se vende

         O que não se vende, da gente pobre, é o fio de esperança. Para Carolina de Jesus não se expurga a fome, a angústia de ver os filhos passand

Minha emoção

Minha emoção

        Pode ser voz corrente para muita gente, desse tipo que passa pela vida, mas, para mim, é corrente apenas a emoção que sinto cada vez que lei

MAMÃE, VENDE EU “ – Mamãe, vende eu para a Dona Julita, porque lá tem comida gostosa”.

MAMÃE, VENDE EU “ – Mamãe, vende eu para a Dona Julita, porque lá tem comida gostosa”.

Não se lê uma frase como essa impunemente. Por mais que a leitura do livro revele uma autora muito diferente de nós – que lemos e que escrevemos ess

A fome também é professora

A fome também é professora

         O Brasil tem um presidente que passou fome – eleito pela terceira vez – e que teima em tentar tirar o país do mapa da fome. Poderíamos pens

Gente de Opinião Segunda-feira, 20 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)