Domingo, 7 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Vinício Carrilho

Chiquinho, meu amigo


Chiquinho, meu amigo - Gente de Opinião

A música diz: “meu amigo de fé, meu irmão camarada”.

         E essa é a verdade, somos irmãos e amigos. Aliás, lembrei muito do meu irmão, Wagner. Sempre lembro e sinto – agora mesmo.

         É claro que sua intensidade na fé sempre foi diferente, a minha é prosaica, presa a este mundo. A sua é orgânica, visceral, desce nas raízes do ser.  

         Mas, isso nunca importou, porque a amizade não tem limites – nunca tivemos um problema, por menor que fosse, entre nós dois.

         Isso é a nossa amizade – está além dos olhos.

         Esteja onde estiver, escrevo no presente porque te sinto presente. Está por aqui, está por aí, com sua família. Para mim nunca será passado. Eu penso no passado, mas sinto o presente.

         Chiquinho, meu amigo. É assim que defino, é assim que sempre vi – pergunte para suas irmãs.

         Tenho muitas lembranças, porém, quero contar o que sempre pensei de ti – não lembro se te falei em vida. Se não falei, deveria. Me desculpe se falhei.

         No sábado, todos ficamos abalados, emocionados. E falei para sua irmã e para sua mãe que algo sempre me chamou muito a atenção – um traço que sempre vi em seu rosto.

         Descrevi isso hoje também, leia, por favor: 

“Bom dia  

Sei bem que qualquer coisa que se fale não auxilia muito. 

Dizem que o tempo cura. Mas não é verdade, não cura tudo. 

Talvez um pouco.  

O importante é seguir em frente, é o que eles querem de nós.  

Não há explicações que desafoguem, não há palavras que traduzam, não há sentimento que reponha.  

Só há lembranças. 

As melhores lembranças.

É isso que nos mantém, e o nosso elo com eles. 

Espero que fique melhor, que tenha forças para emprestar a quem mais necessitar. 

Não podemos cobrar mais de nós mesmos.  

Esse continuar é viver. 

Nunca será como antes, é um outro nascimento. Renascimento.

Não é fácil, talvez nunca seja. 

Mas, essa é outra lição do tempo.  

Tenha forças, se agarre em sua fé.  

Minha imagem disso tudo (que não aceito, nem agora, nem antes), é o rosto do Chiquinho. 

E no seu rosto eu via o que queria pra mim: 

-- Chiquinho é um homem bom”. 

         Meu amigo e cunhado, você deixou o Aracati, a terra praiana dos “Bons Ventos” – voou para outras terras solares. O que não mudou é que está orbitando todos nós.

         Você está em nós todos pelas ações, pelas palavras, pelo exemplo.

E assim, meu amigo, termino com a única certeza que tenho, uma certeza terrena, dessas incontestáveis:

         Chiquinho, você é um homem bom!!

         E isso é o máximo que um homem pode ser.

 

(desculpe se cometi algum erro na escrita, é a emoção – que sempre supera a razão)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 7 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CIÊNCIA É CONSCIÊNCIA ¹?

CIÊNCIA É CONSCIÊNCIA ¹?

        O capitalismo é contraditório e isso significa dizer que produz uma ciência capaz de reduzir a fome, combater as letalidades naturais, ao me

O Bom Senso e o efeito extrator do senso comum

O Bom Senso e o efeito extrator do senso comum

        Esse é um dos temas da aula de hoje, na pós-graduação. Porém, note-se que se trata de um fenômeno social, cultural, que está presente na vid

Uma epistemologia política - necessária, obrigatória, ao Brasil de 2026

Uma epistemologia política - necessária, obrigatória, ao Brasil de 2026

Educação crítica  Assim como a violência social, e mais especificamente a violência escolar, outro enorme desafio para quem é profissional da educa

Ciência como consequência

Ciência como consequência

Ester Dias da Silva Batista – mestranda do PPGCTS/UFSCar O que fazer para alavancar a pesquisa, o Pensamento Científico, a inclusão, democratização

Gente de Opinião Domingo, 7 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)