Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Vice-Presidente do TCE faz visita ao município de Rio Crespo


 

O vice-presidente do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), conselheiro Valdivino Crispim de Souza, que está no município de Ariquemes acompanhando a realização do curso sobre operacionalização e aperfeiçoamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb), ministrado pelos técnicos do TCE aos conselheiros do Fundo, realizou na última quinta-feira (21), após participar da abertura da capacitação, visita ao município de Rio Crespo.

Na oportunidade, o conselheiro, que é relator das contas do município, foi recebido pelo prefeito Geraldo Nicodemus Sanvido Júnior, pelo controlador Manoel Saraiva e pelo procurador do município, Jonas Mauro da Silva.

O conselheiro Crispim, que estava acompanhado do assessor técnico Cláudio Fon Orestes, ouviu do prefeito e de seus assessores um relato dos problemas que o município vem enfrentando. As maiores dificuldades expostas pelo administrador estão nas áreas de segurança, saneamento básico, assistência médica e, principalmente, na gestão de pessoal.

O prefeito Geraldo, que assumiu a prefeitura de Rio Crespo em abril deste ano, após o falecimento da prefeita Ediane Maria Moreira, disse que o município é pequeno – apenas 3.330 habitantes, 500 alunos municipais e 1.000 estaduais, duas escolas municipais e um posto de saúde - e tem de sobreviver com um orçamento anual apertado, o qual, segundo ele, ainda sofre retenção de repasses em razão de pagamento de dívidas anteriores.

Já o procurador municipal Jonas Mauro citou, entre uma das necessidades urgentes do município, a atualização do seu código tributário, para que seja possível implementar com eficiência mecanismos que ajudem a aumentar a arrecadação, como, por exemplo, IPTU, ISS e taxa de iluminação pública.

Manoel Saraiva, controlador do município, classificou como umas das maiores dificuldades da administração de Rio Crespo a contratação de pessoal qualificado, em razão do salário oferecido pelo município não atrair técnicos especializados na área pública. Esse fato foi confirmado pelo prefeito, ao apresentar ao relator o demonstrativo salarial pago aos quase 230 servidores municipais.

O conselheiro, após tomar conhecimento das questões levantadas, disse que o objetivo dessa visita é exatamente este: conhecer de perto a realidade do município. Crispim recomendou ao prefeito que, diante de tantas dificuldades, procure solucionar, primeiramente, as questões mais prioritárias para a comunidade, sem deixar de obedecer à legislação vigente.

O conselheiro relator disse ainda que sua relatoria, assim como todo o TCE, está sempre à disposição de seus jurisdicionados para orientar ou responder qualquer questionamento, desde que seja provocado através dos meios previsto no Regimento Interno da Casa. “O Tribunal é um parceiro dos jurisdicionados no auxílio às questões que visem o aperfeiçoamento da administração pública e, consequentemente, à melhor prestação de serviços à sociedade.”

O prefeito Geraldo, ao agradecer a visita do relator, disse que reconhece o Tribunal de Contas como “uma instituição imprescindível no auxílio de administradores que procuram trabalhar em benefício da sua municipalidade”.


INTERIORIZAÇÃO

“A presença do Tribunal de Contas a 50 quilômetros de nosso município, a exemplo do Tribunal de Justiça e do Ministério Público, vai facilitar muito a nossa administração e de todo o Vale do Jamari. Podemos ter um contato diário com o Tribunal de Contas para tirar dúvidas e evitar erros que comprometam nossa administração.” Foi o que disse o prefeito de Rio Crespo em relação à construção de uma Secretaria Regional do TCE no município de Ariquemes.

O prefeito Geraldo também parabenizou a ação pedagógica do TCE, dizendo que os cursos que são trazidos aos municípios têm ajudado a esclarecer dúvidas que somente poderiam ser sanadas com o deslocamento de um técnico à sede do Tribunal, o que para um município pequeno como Rio Crespo é oneroso: “Quando tivermos o TCE aqui próximo poderemos capacitar nossos servidores a custo zero.”

O Tribunal de Contas dentro da programação de implantação do seu projeto de interiorização, iniciado com a inauguração da Regional de Vilhena, em maio deste ano, contempla ainda unidades em Cacoal (que será inaugurada em março de 2011), Ariquemes (que já tem o projeto arquitetônico definido) Ji-Paraná (que já houve a entrega da escritura pública do terreno ao TCE pelo prefeito Bianco, na última segunda-feira) e São Miguel do Guaporé.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em tempo recorde: TSE repele tentativa de cassação do governador de Rondônia

Em tempo recorde: TSE repele tentativa de cassação do governador de Rondônia

Em tempo recorde o TSE jogou um balde de agua fria no grupo político do Senador Marcos Rogério, derrotado na eleição de 2022 para o governo do estad

Deputada Dra. Taíssa realiza sessão solene em homenagem às lideranças indígenas

Deputada Dra. Taíssa realiza sessão solene em homenagem às lideranças indígenas

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) promoveu uma sessão solene na última segunda-feira (15) de voto de louvor para homenagear as lideranças in

Deputado Alex Redano destina emenda para Escola Militar Tiradentes I

Deputado Alex Redano destina emenda para Escola Militar Tiradentes I

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) assinou uma emenda na ordem de R$ 100 mil que será destinado para a reforma da quadra de esporte da

Presidente do Parlamento Amazônico debate mudança na legislação para emancipação de distritos

Presidente do Parlamento Amazônico debate mudança na legislação para emancipação de distritos

Participando do 1º Fórum Nacional para Debater a Emancipação de Distritos no Brasil, o líder do Governo na Assembleia Legislativa e presidente do Pa

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)