Quarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Vereadores e prefeito discutem as obras na capital



Os transtornos que vem sendo causados em Porto Velho - com a abertura de valas para a execução das obras da rede de água e esgoto – voltaram a ser alvos de discussões, na manhã de ontem, na Câmara Municipal, entre os vereadores e o prefeito Roberto Sobrinho e secretários municipais. A preocupação é em torno da demora em recuperar o asfalto, deixando moradores de vários bairros revoltados com a situação, principalmente nesta época do ano, com a chegada do período chuvoso. 

Durante a reunião, o prefeito Roberto Sobrinho foi questionado pelos vereadores se há algum entrave entre os governos Municipal e Estadual quanto à execução da obra. Em responda, o chefe do executivo municipal afirmou aos parlamentares que não há problema de sincronia entre os poderes, mas mencionou que a empresa que está executando a obra da rede de água é que não está ocorrendo equilíbrio. 

As palavras do prefeito resumem-se ao fato da empresa empreiteira não está recuperando o asfalto das ruas onde estão sendo executadas as obras, o que está causando um verdadeiro pesadelo para os porto-velhenses. 

“Não somos de forma alguma contrários às obras, mas o que está ocorrendo é que estão abrindo várias valas que não estão sendo fechadas”, declarou Sobrinho. 

Segundo o presidente da Câmara, vereador Hermínio Coelho (PT), a reunião é para que sejam discutidas medidas que possam minimizar os problemas causados com as obras, principalmente os buracos que transformaram Porto Velho em verdadeiro caos. 

Várias sugestões de vereadores foram discutidas e serão reforçadas com documentos e medidas para que a situação não persista. 

Durante as discussões, ficou definido que outra reunião será realizada na próxima segunda-feira, para que sejam definidas medidas que solucionem o problema.


Campos Sales e lixo
 

Aproveitando a reunião, os vereadores também apontaram outros problemas que prejudicam o tráfego de veículos na Capital, citando como exemplo o caos que se instalou no Trevo da BR-364 com a avenida Campos Sales e, até mesmo a questão da coleta de lixo. 

A instalação de um semáforo no Trevo foi questionada pelos parlamentares, devido a demora de tempo, resultando num congestionamento, principalmente nos horários de pico, quando forma-se grande fila de veículos. Em resposta, o prefeito afirmou que medidas estão sendo executadas para desafogar o trânsito naquela região, como autorizar que a avenida Campos Sales seja mão dupla. Quanto ao semáforo, a vereadora Ellis Regina (PC do B) disse ser necessário, mas que seja reduzido o tempo de espera para que não forma enormes filas no local. 

A questão da coleta de lixo doméstico também foi alvo de críticas por parte dos vereadores. Presente à reunião, o secretário Municipal de Serviços Básicos (Semusb) Jair Ramires, ouviu as reclamações dos vereadores e garantiu que irá buscar solução dos problemas junta à Marquise, empresa responsável pela coleta de lixo em Porto Velho.

Fonte: Paulo Ricardo

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Alero prestigia inauguração do primeiro Centro de Desenvolvimento do Futebol do legado FIFA no Brasil

Presidente da Alero prestigia inauguração do primeiro Centro de Desenvolvimento do Futebol do legado FIFA no Brasil

Na manhã desta terça-feira (1), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou da solenidade de

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei  887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement

Gente de Opinião Quarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)