Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Vereadores derrubam veto e beneficiam taxistas



Por unanimidade, a Câmara de Porto Velho derrubou o veto do Executivo Municipal do Projeto de Lei apresentado pelos vereadores Hermínio Coelho (PT), Ramiro Negreiros (PMDB) e Eduardo Rodrigues (PV) que estabelece garantias para os taxistas, permitindo a transferência de permissões de táxi para herdeiros. Os autores do projeto defendem que a “placa” do táxi nada mais é do que a fonte de renda da família e, por isso, deve ser mantida como herança. CLIQUE E ASSISTA VÍDEO NO OPINIÃOTV.

A sessão, em que os vereadores derrubaram o veto do Executivo, aconteceu na tarde de terça-feira, com a presença de centenas de taxistas que reforçaram o coro para garantia da Lei. Em meio à euforia, os taxistas também estenderam faixas de repúdio ao Sindicato dos Taxistas (Sintax) pedindo, inclusive, a saída do presidente da entidade, Francisco Ferreira do Santos.

Ao fazer uso da palavra, o vereador Ramiro Negreiro – líder do PMDB na Câmara, destacou a importância de se derrubar o veto do Executivo, pois, tratava-se um projeto que há muito tempo era aguardado pelos taxistas. “Não existe a transferência automática do direito aos seus familiares. Como ficam as viúvas e os filhos dos taxistas? Além de perder o chefe da família, perdem a fonte de renda”, disse vereador lembrando de casos em que o profissional faleceu e a família ficou sem garantia alguma.

O presidente da Câmara, vereador Hermínio Coelho, conclamou o apoio dos demais parlamentares para a derrubada do veto e destacou o compromisso com a classe trabalhadora e, no caso, os taxistas, com quem mantêm constantes contados. “O projeto é uma reivindicação antiga e, por que não dizer justa para os taxistas. Esse modelo é exemplo de outras cidades que os vereadores Hermínio, Ramiro e Eduardo ergueram como bandeira em benefício desses profissionais. Não se pode tirar da família a fonte de rendimentos se ocorrer o óbito do taxista”, desabafa Hermínio.

Da mesma forma pensa o vereador Eduardo Rodrigues (PV). Segundo o parlamentar, o Projeto de Lei é um respeito à categoria dos taxistas que, agora, têm uma garantia de que a família herdará anos e anos de trabalho e dedicação.

Fonte: Paulo Ricardo

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al

Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia

Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia

A Casa de Leis recebeu, na terça-feira (17), uma comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia para debater um projeto de transação tributária que,

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)