Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Vereadores derrubam veto e beneficiam taxistas



Por unanimidade, a Câmara de Porto Velho derrubou o veto do Executivo Municipal do Projeto de Lei apresentado pelos vereadores Hermínio Coelho (PT), Ramiro Negreiros (PMDB) e Eduardo Rodrigues (PV) que estabelece garantias para os taxistas, permitindo a transferência de permissões de táxi para herdeiros. Os autores do projeto defendem que a “placa” do táxi nada mais é do que a fonte de renda da família e, por isso, deve ser mantida como herança. CLIQUE E ASSISTA VÍDEO NO OPINIÃOTV.

A sessão, em que os vereadores derrubaram o veto do Executivo, aconteceu na tarde de terça-feira, com a presença de centenas de taxistas que reforçaram o coro para garantia da Lei. Em meio à euforia, os taxistas também estenderam faixas de repúdio ao Sindicato dos Taxistas (Sintax) pedindo, inclusive, a saída do presidente da entidade, Francisco Ferreira do Santos.

Ao fazer uso da palavra, o vereador Ramiro Negreiro – líder do PMDB na Câmara, destacou a importância de se derrubar o veto do Executivo, pois, tratava-se um projeto que há muito tempo era aguardado pelos taxistas. “Não existe a transferência automática do direito aos seus familiares. Como ficam as viúvas e os filhos dos taxistas? Além de perder o chefe da família, perdem a fonte de renda”, disse vereador lembrando de casos em que o profissional faleceu e a família ficou sem garantia alguma.

O presidente da Câmara, vereador Hermínio Coelho, conclamou o apoio dos demais parlamentares para a derrubada do veto e destacou o compromisso com a classe trabalhadora e, no caso, os taxistas, com quem mantêm constantes contados. “O projeto é uma reivindicação antiga e, por que não dizer justa para os taxistas. Esse modelo é exemplo de outras cidades que os vereadores Hermínio, Ramiro e Eduardo ergueram como bandeira em benefício desses profissionais. Não se pode tirar da família a fonte de rendimentos se ocorrer o óbito do taxista”, desabafa Hermínio.

Da mesma forma pensa o vereador Eduardo Rodrigues (PV). Segundo o parlamentar, o Projeto de Lei é um respeito à categoria dos taxistas que, agora, têm uma garantia de que a família herdará anos e anos de trabalho e dedicação.

Fonte: Paulo Ricardo

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) participou do lançamento oficial da Agroari – Feira do Agronegócio de Ariquemes, evento que destaca a impo

Deputada Ieda Chaves propõe spray gratuito para mulheres sob medida protetiva em Rondônia

Deputada Ieda Chaves propõe spray gratuito para mulheres sob medida protetiva em Rondônia

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou Indicação N.º 16381/2026 ao governo de Rondônia para realização de estudo de viabilidade

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

O pastor Valadares anunciou sua filiação ao partido Podemos, liderado em Rondônia pelo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes. O movimento marca uma no

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Os deputados estaduais estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia,m (Alero), onde apr

Gente de Opinião Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)