Terça-feira, 1 de fevereiro de 2011 - 05h33
Os moradores da Rua Piau, Bairro Lagoa, Zona Leste de Porto Velho, têm um bom motivo para comemorar. Depois de muito tempo de luta, reivindicações e protestos contra as péssimas condições da via, finalmente ela foi asfaltada pela prefeitura, em atendimento a uma propositura da vereadora Mariana Carvalho (PSDB).
Em agosto de 2010 os moradores do Bairro Lagoa chegaram a bloquear a Rua Piau com cascalho, pau e pedras. Na ocasião, a justificativa apresentada pelos líderes do movimento, era que os condutores de veículos que trafegam pela a Av. Rio de Janeiro estavam mudando de rota devido aos constantes congestionamentos da via. A Rua Piau, então, era a alternativa natural para dar vazão ao tráfego reprimido. Como a rua não era asfaltada, os moradores sofriam com os prejuízos do excesso de poeira no verão, e quando chovia, com o lamaceiro em que o local se transformava. “O jeito foi interditar a rua com esse bloqueio de cascalho, pedras e paus”, disse um morador.
A Vereadora Mariana Carvalho, que esteve in loco na ocasião, sensibilizou-se com a situação dos moradores e resolveu agir para lutar contra a preca riedade da via e as mazelas que o grande fluxo de veículos trazia à população. Imediatamente oficiou à SEMUSB, solicitando que providenciasse a limpeza da rua, e à SEMOB, pedindo a drenagem e a pavimentação asfáltica da via.
Nem mesmo a resposta negativa do Executivo Municipal, justificando que os benefícios requeridos não constavam no cronograma de obras previsto para 2010 - de sorte que, sua solicitação seria encaminhada para 2011 - demoveram a vereadora de continuar insistindo. E, diante de seus constantes apelos, a prefeitura reconheceu a urgência e a pertinência do pleito, até para melhorar a fluência do trânsito no local.
Desta forma, em dezembro de 2010, finalmente seu Pedido de Providência foi atendido. A prefeitura e xecutou o asfaltamento dos 370 metros da Rua Piau, ligando a Av. Rio de Janeiro à Av. Guaporé, ajudando a desviar o fluxo de veículos daquela região, principalmente os que trafegam rumo à marginal da BR 364.
Os moradores agora estão comemorando mais um fruto da atuação parlamentar da vereadora Mariana Carvalho. “Aqui, quando chovia, era muita lama e por conta dos buracos, muitos carros atolavam. Na seca, tínhamos problemas por causa da poeira, que incomodava muito. Agora, com o asfalto, nossa vida ficou bem mais tranqüila, com mais conforto e qualidade de vida”, disse um morador.
“Nosso trabalho não cessa. Continuamos vigilantes e realizando diligências legislativas através do nosso Gabinete Móvel. Estou sem pre em contato com as lideranças e moradores dos bairros da capital, indo pessoalmente verificar a situação dos nossos habitantes. É um trabalho sem férias nem feriado. E, além do Gabinete Móvel, nosso Gabinete na Câmara está sempre aberto para receber as reivindicações dos moradores de Porto Velho”, finalizou a vereadora que assume hoje, dia primeiro de fevereiro, o cargo de 1ª secretária da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Porto Velho, para o biênio 2011/2012.
Fonte: Sergio Mello
Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia
Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc
Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho
A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland
Deputado Alex Redano comemora sucesso do aulão Acelero Enem 2025 em Ariquemes
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), prestigiou neste sábado (06) o Aulão Acelero Enem 2025, rea
Projeto de Cristiane Lopes que amplia voos para Rondônia avança com apoio de Ministro
Em audiência realizada no Ministério dos Portos e Aeroportos, a deputada federal Cristiane Lopes (União-RO) reuniu-se com o ministro Silvio Costa Fi