Porto Velho (RO) quarta-feira, 22 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Política

Vereadora Cristiane Lopes e SINJOR realizam evento sobre medida que extingue registro profissional


 Vereadora Cristiane Lopes e SINJOR realizam evento sobre medida que extingue registro profissional - Gente de Opinião

Jornalistas de Porto Velho reuniram-se na Câmara Municipal de Porto Velho, para discutir os efeitos da Medida Provisória 905/2019, que extingue a obrigatoriedade do registro profissional. A reunião contou ainda com a presença de radialistas e publicitários, que também serão atingidos e ampliaram a discussão em torno da regulamentação dos profissionais da comunicação em geral.

A vereadora Cristiane Lopes (PP), que é jornalista por formação, se colocou à disposição da categoria para auxiliar no que for preciso para que a MP não seja aprovada. Ela destacou a importância da profissão na Era Digital. "A união de todos valerá a pena. Em uma era de "fake news", o cenário deveria ser diferente e a nossa profissão deveria estar sendo valorizada. São os jornalistas que apuram os fatos e buscam a verdade de forma imparcial e objetiva", afirmou.

Para esclarecer sobre os principais pontos da medida que prejudicam os jornalistas, o advogado Manoel Veríssimo esteve presente e sanou dúvidas dos profissionais. "Acredito que agora é a hora de os jornalistas lutarem pela regulamentação da profissão. E além do apoio de parlamentares, buscarem também o apoio dos donos dos meios de comunicação que devem ter o registro profissional, como um dos critérios para contratação", enfatizou.

A presidente do Sindicato dos Jornalistas de Rondônia (SINJOR), Sarah Duque Estrada falou sobre a reestruturação do SINJOR em um momento tão importante quanto este e agradeceu a vereadora Cristiane Lopes pelo apoio, não só nesta causa, mas também em tantas outras em prol da categoria. "Comecei a trabalhar no jornalismo com 22 anos e este ano o meu presente de aniversário foi a notícia dessa Medida Provisória. Me orgulho da profissão e considero um desrespeito o que estão tentando fazer. Agradeço a vereadora Cristiane Lopes por estar nos apoiando e sendo nossa representante no parlamento municipal.

Entre os encaminhamentos da reunião estão: uma nota de repúdio a MP 905 que será proposta pela vereadora na Câmara Municipal e quando aprovada será encaminhada à Câmara Federal. A vereadora e a Comissão pelo Registro Profissional do Sindicato, buscará o apoio dos parlamentares na esfera federal e a mobilização maior da categoria contra a Medida Provisória.

Mais Sobre Política

Projetos de deputados estaduais que protegem consumidores de energia foram transformados em Leis em 2019

Projetos de deputados estaduais que protegem consumidores de energia foram transformados em Leis em 2019

Durante o ano passado, os deputados estaduais rondonienses começaram a colocar fim aos abusos praticados pela atual concessionária de energia elétri

As eleições de outubro

As eleições de outubro

Sete meses e quinze dias nos separam das eleições para a escolha do prefeito, do vice-prefeito e dos vinte e um vereadores.

Esgotamento sanitário de Ji-Paraná foi uma das grandes lutas do presidente Laerte Gomes em 2019

Esgotamento sanitário de Ji-Paraná foi uma das grandes lutas do presidente Laerte Gomes em 2019

Uma grande ação política, encampada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) garantiu o início das obras do esgotamento sanitá