Terça-feira, 27 de julho de 2010 - 19h50
A prática de burlar a fiscalização no atendimento a comunidade por falsos dentistas, são tão nocivas quanto a atitude destas pessoas contra si e seu semelhante, disse hoje o presidente do Conselho Regional de Odontologia de Rondônia, cirurgião-dentista Luiz Fernando Rosa, em entrevista a emissoras de televisão de Porto Velho.
Ele defendeu uma odontologia de qualidade com segurança a população e a participação de toda categoria na valorização da classe. Hoje somos a segunda profissão mais respeitada do país, portanto não podemos perder este posto.
A odontologia rondoniense conta hoje com cerca de 1.100 inscritos em diversas especialidades.
Assumimos recentemente a direção do Conselho e sabemos que “temos muito a fazer” na fiscalização, na parceria com entidades ligadas a saúde bucal, na Universidade, Faculdades e na defesa daqueles que hoje exercem suas atividades na área pública e privada.
“Os vencimentos de uma categoria que tem as mesmas responsabilidades que a nossa, com a saúde da comunidade, não pode ter valores diferenciados”, disse ele acrescentando que o Conselho vai lutar por melhores vencimentos dos que hoje militam na área de competência do regional.
Protéticos
Segundo ele, o trabalho intenso da fiscalização é no sentido de estancar a ilegalidade, principalmente de pessoas que se dizem protéticas, mas não são registradas legalmente no Conselho e além de estar cometendo crime de falsidade, outro crime é realizar procedimentos que só o cirurgião-dentista tem o direito e dever de realizar. O protético – registrado no Conselho – realiza apenas o trabalho mecânico da peça enviada pelo cirurgião-dentista.
Luiz Fernando Rosa disse também que em virtude de permanecerem ilegais, e a polícia e fiscalização batendo à porta, eles podiam se reunir e se profissionalizar nas escolas que oferecem o Curso. Sairá menos dolorido para todos.
Comunicação
Os anúncios nos meios de comunicação podem ser feitos. Os folders poderão se distribuídos desde que dentro dos preceitos Éticos Não podemos fugir o que determina o Código de Ética, ele serve para todos. O CD não pode anunciar preços e modo de pagamento, títulos que não possua, entre outros.
Recebemos denúncias e determinamos a apuração dos fatos dentro de nossas Normas Legais, observou o presidente do CRO-RO. Na região da grande Ariquemes e municípios no Centro e Sul do Estado, muitos estarão respondendo eticamente por suas ações. Elas vão de advertência a cassação do exercício profissional ad referendum do Conselho Federal.
Para denunciar, disse ele, poderão entrar em contato com o CRO-RO, pelo numero 69 32211813, no site do Conselho www.cro-ro.org.br, menu lado esquerdo fale com o presidente do CRO, ou ainda no e mail croronoticias@gmail.com, guardaremos o sigilo que o fato requer.
Fonte: Lenilson Guedes
Durante um evento promovido pela ONG Peludinhos, que reuniu protetoras independentes de cães e gatos em Porto Velho, na última sexta-feira (11), foi
Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo
O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD) obteve uma importante conquista para a segurança pública de Rondônia. Após requerimento protocolado junt
A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) realizou uma visita ao Hospital Santa Marcelina, localizado em Porto Velho, na última sexta-feira (11)
Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça
Em visita a Primavera de Rondônia no último dia 8 de julho, o governador Coronel Marcos Rocha, acompanhado do deputado Jean Mendonça, anunciou a pav