Quarta-feira, 4 de dezembro de 2013 - 14h40
Atendendo a reivindicação de servidores das carreiras de engenheiro, geólogo, geógrafos e arquitetos, o deputado Adelino Follador (DEM), requereu e a Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLC) de autoria o Poder Executivo, que define e assegura vencimento básico para essas categorias.
Segundo o deputado, a mensagem que trata desta matéria deu entrada na Assembleia Legislativa no dia 26 de novembro último, e no mesmo dia ele requereu à Mesa Diretora que ela fosse colocada em pauta para apreciação e votação, tendo sido aprovada pela maioria dos deputados.
Follador, que recebeu representantes da categoria dos engenheiros em seu Gabinete, fez elogio ao governador Confúcio Moura, ressaltando que a iniciativa dele de encaminhar o PLC a Assembleia, na verdade, visa tão somente resguardar os salários desses servidores, que poderiam ser prejudicados financeiramente caso seja declarada a inconstitucionalidade do artigo 51 da Lei Complementar nº 59/2009, cujo teor é objeto de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI-5047) que pode ser julgada a qualquer momento.
De acordo com a proposta aprovada “fica assegurado aos engenheiros agrimensor, civil, eletricista, florestal, industrial, mecânico, de segurança do trabalho, de operação, de pesca, de alimentos, urbanista, sanitarista, químico, agrônomo e agrícola, aos geólogos, aos geógrafos e aos arquitetos, lotados nos Órgãos da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo, que não possuem quadro próprio de pessoal, o direito à percepção do vencimento básico nos valores estabelecidos na tabela constante do Anexo único da Lei”, que assegura salário de até R$ 3.739,12, na referência D da Classe Especial.
Adelino Follador fez lembrar que, na verdade, não há mudança salarial, mas apenas a garantia de que essa categoria de servidor não sofra prejuízo salarial, caso seja declarada a inconstitucionalidade do dispositivo legal que assegura este vencimento. “Foi uma providência necessária e oportuna, que atende aos interesses desses servidores, e sem dificuldades, já que não gera qualquer impacto na folha de pagamento”, disse Follador.
Fonte: Ascom
Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero entrega voto de louvor pelos 50 anos da Assembleia de Deus de Colorado do Oeste
A Assembleia de Deus de Colorado do Oeste celebrou seu Jubileu de Ouro, marcando 50 anos de atuação religiosa e comunitária no município. Durante a

Projetos que destinam mais de R$17 milhões ao TCE-RO e ao Funprecap são aprovados na Alero
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou dois Projetos de Lei Ordinária (PLO) que tratam da abertura de créditos adicionais suplementare

A deputada federal Cristiane Lopes marcou presença na primeira edição da Feira Tecnológica de Agroindústria e Agricultura Familiar (Agrotec), realiz

A aprovação por unanimidade, no Senado Federal, da proposta que garante aposentadoria integral e paritária aos agentes comunitários de saúde (ACS) e
Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)