Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Vencedoras do Cooperativa do Ano recebem troféus dia 18



O presidente do Sistema OCB/SESCOOP-RO representa Rondônia na solenidade de entrega dos prêmios


Na próxima terça-feira (18), a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), em parceria com a revista Globo Rural entregam os troféus às 18 cooperativas vencedoras do Prêmio Cooperativa do Ano 2009. 

A solenidade acontecerá em Brasília, e contará com a presença de lideranças cooperativistas de todo o país. As cooperativas rondonienses estarão representadas pelo presidente do Sistema OCB/SESCOOP-RO, Salatiel Rodrigues, que viaja à capital federal neste domingo.

A edição 2009 contou com um número recorde de participações. Foram 151 cooperativas dos ramos Agropecuário, Consumo, Crédito, Educacional, Infra-estrutura, Saúde, Trabalho e Transporte, originárias de 18 estados, que inscreveram 197 projetos. 


Agribusiness


Na semana passada, o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Rondônia participou, em São Paulo, do 8º Congresso Brasileiro de Agribusiness, com lideranças de todo o país representantes da agricultura brasileira. Promovido pela Associação Brasileira de Agribusiness (Abag), o evento discutiu o tema “Agronegócio é sustentabilidade: crise e oportunidades”.

Durante a programação foi apresentado o painel “Lições da crise e visão mundial”, tendo como presidente de mesa o vice-presidente de Agronegócios do Banco do Brasil, Luís Carlos Guedes Pinto. 

O presidente da OCB, Márcio Lopes coordenou o painel “Lições da crise e visão Brasil”, que reuniu a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Kátia Abreu, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro, e o diretor do Banco Itaú BBA, Alexandre Figliolino, tratando de “Financiamento e investimento”.

Informações de Salatiel Rodrigues dão conta que com o apoio da OCB, o 8º Congresso Brasileiro de Agribusiness debateu outros temas como “Questões chave para o agronegócio brasileiro”, “Mercado e soluções”, e lançada a campanha do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) - “Os dois lados da consciência”.

Para o líder cooperativista rondoniense, o encontro do agronegócio, em São Paulo, serviu, principalmente para despertar a consciência do empresariado e das lideranças políticas nacionais para a grande questão do momento, que a sustentabilidade do sistema ecológico no mundo, preocupação que “é de todos nós, e de todas as nações.” E, conforme afirma Rodrigues “criar mecanismos que garantam a sobrevivência animal (e, humana), no planeta é assunto que não pode mais ser postergado”.


FONTE: DeCom-OCB/SESCOOP-RO - [email protected]


"No cooperativismo trabalha-se com justiça social, visando os interesses de todos os envolvidos e tentando satisfazer todos os participantes".


Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)