Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Valverde trata Reforma Tributária com setor produtivo



O coordenador da bancada de Rondônia, deputado Eduardo Valverde (PT) reuniu-se com representante dos setores produtivo e industrial do estado, para tratarem de pontos da Reforma Tributária.

De acordo com Valverde, a reunião servirá para ouvir as expectativas do setor produtivo, sanar as dúvidas a respeito da reforma e, com os problemas levantados, articular para um eventual aperfeiçoamento do texto constitucional que tramita na Câmara.

Pela proposta, segundo o parlamentar, o Governo Federal pretende simplificar o sistema tributário federal, e criar medidas para desonerar a economia. A principal mudança prevista na PEC é a substituição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços(ICMS), cobrado pelos estados. Esse imposto, explicou Valverde, é variável de estado para estado, o que acaba gerando uma "guerra fiscal" .

Outra mudança positiva, ressaltada pelo deputado, é o impacto nas empresas, que terão um aumento da competitividade, através da desoneração das exportações, e principalmente uma redução da tributação na folha de pagamentos, aumentado assim os postos de trabalho.

Pela PEC, passa-se a viger um novo imposto, o Imposto sobre Valor Agregado (IVA), de caráter federal. O IVA será a junção das contribuições sociais pagas à União como o Programa de Integração Social (PIS), a Cofins e a Cide-Combustíveis, que incidem sobre as receitas de empresas, evitando o acúmulo ao longo da cadeia produtiva.

"Com essas medidas, alcançaremos um crescimento equiparado entre os estados, e ainda, conseguiremos aumentar a produção, que será estimulada e ainda, aumentar os postos de trabalho", ressaltou.

Pontos da Reforma Política

Novo ICMS - Será cobrado no estado de destino das mercadorias, inviabilizando a "guerra fiscal" entre os estados. Os estados com maior produção, serão compensados com o Fundo de Equalização de Receitas (FER), formada por 1,8% da arrecadação dos impostos federais.

Desoneração dos investimentos - Prevê uma redução gradual do prazo requerido para a apropriação dos créditos de impostos pagos na aquisição de máquina e equipamentos. A PEC inclui ainda, a desoneração da folha de pagamento das empresas, passando de 20% para 14% , a qual seria implementada no ritmo de um ponto percentual por ano.

Desoneração da Cesta Básica - Com a criação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), abre-se a oportunidade de se desonerar os itens essenciais de consumo das classes de menor renda, tornado o sistema tributário mais justo e mais condizente com as necessidades do País.

Fonte: Leila Brito

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)