Segunda-feira, 11 de maio de 2009 - 18h59
Depois da conquista da criação da Superintendência do Banco do Brasil em Rondônia, atendida com o apoio do deputado Eduardo Valverde (PT), agora a nova ação encabeçada pelo parlamentar é levar aos municípios, uma agência do Banco do Brasil (BB). No estado há 13 municípios sem agência, são eles: Itapuã, Teixeirópolis, Candeias, Vale do Anari, Alto Alegre, Vale do Paraíso, Chupinguaia, Cujubim, Nova União, Parecis, Pimenteiras, Primavera e São Felipe.
O pedido levado por inúmeros vereadores que passaram por seu gabinete em Brasília foi nesta segunda-feira (11) reforçado pelo Superintendente do BB de Rondônia, Reinaldo Kazafumi Yokoyama.
Na ocasião foi entregue ao presidente a solicitação assinada pelas associações comerciais e empresariais desses municípios pedindo a interferência na criação de novas agências.
Segundo o Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Vale do Paraíso (Acevap), Valdemir José Martinelli, a criação das agências é indispensável para impulsionar a economia local, já que os recursos utilizados para o deslocamento a uma agência próxima poderiam ser utilizados no próprio município.
Outro ponto levantado pelos comerciantes é a aquisição de empréstimos e financiamentos, sobretudo para aos produtores rurais. "Perdemos um dia de trabalho para nos deslocar até outros municípios onde há agência. Os funcionários públicos para receberem seus ordenados também saem da localidade, isso sem falar dos produtores rurais, que se deslocam em busca de financiamento e empréstimos", ressaltou Martinelli.
O acesso às agências bancárias é segundo o deputado Valverde uma questão de inclusão financeira, e que a universalização dos acessos aos serviços bancários tem sido vista com atenção pelo Governo Federal.
Em Rondônia há 94 agências de diversos bancos, número que será ampliado com o apoio do deputado. O fortalecimento do sistema bancário é na visão de Valverde, fundamental sobretudo nas regiões e setores econômicos menos desenvolvidos.
Em 1985, havia uma agência para cada 7.432 brasileiros. Em 2007, o número de habitantes por agência pulou para 10.145, perfazendo um total de 18.308 agências. Um comparativo do Ipea com informações do Banco Mundial sobre outros países demonstra que a proporção é de uma agência para cada 3.372 cidadãos nos Estados Unidos e chega a um para cada 1.089 na Espanha.
Fonte: Leila Denise
Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa
Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval
Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária
O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo
Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)