Sexta-feira, 1 de junho de 2007 - 12h25
O deputado Eduardo Valverde (PT-RO), membro da Frente Parlamentar da Pesca, se reuniu ontem, com o ministro da Secretaria Nacional de Pesca, Altemir Gregolin. Valverde solicitou a audiência para discutir a lei estadual que proibe a pesca artesanal. Para o deputado, a lei é inconstitucional, em virtude de se tratar de um rio internacional. Segundo ele, faz-se necessário ampliar as discussões com o Governo Federal, afim de que se garanta a subsistência dos pescadores da região do Vale do Guaporé, "Com a entrada em vigor da lei, centenas de famílias que sobrevivem da pesca artesanal serão prejudicadas" advertiu.
O caso da portaria que associa Seguro Defeso e apresentação de licenças é ainda mais grave, pois deixará grande número de trabalhadores sem nenhum tipo de renda no Defeso. O deputado lembrou que a lei precisa ser sustada, uma vez que o Seguro possui duração extremamente limitada (quatro meses) não garantindo, portanto, a subsistência das famílias de pescadores. "O Seguro não garante a sobrevivência das comunidades, acredito que a lei deva ser sustada, até que se propicie alternativas reais de subsistência desses trabalhadores".
Valverde citou o tanque de peixe como uma das possibilidades concretas de sustentabilidade da pesca artesanal. Ele também lembrou do frigorífico, financiado pelo BASA e que já se encontra em fase de conclusão. Após a audiência, o ministro da Pesca se prontificou a estar em Rondônia dia 15.
Fonte: Wesley Fasollo
Luiz Paulo da Agricultura é cotado para disputar vaga na Câmara Federal em 2026
O secretário de Agricultura de Rondônia, Luiz Paulo, é apontado como um dos nomes fortes que podem disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas ele
Projeto Levando Saúde, do deputado Alex Redano, já é uma realidade com mais de 8 mil atendimentos
O maior projeto de atendimento à saúde já desenvolvido por um parlamentar em Rondônia foi lançado na manhã desta quinta-feira (16) pelo presiden
Nota de Esclarecimento da Alero sobre a Operação Ouro de Areia
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) informa que está acompanhando a operação deflagrada pela Polícia Civil nesta sexta-feira (17)
Sim” à vida: Cristiane Lopes vota para proteger crianças desde a gestação
Em votação histórica ocorrida nesta semana na Câmara dos Deputados, a parlamentar Cristiane Lopes (União Brasil – RO) votou “sim” a uma emenda que a