Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

VALVERDE: Sai permissão de lavras garimpeiras no Madeira



Depois de tanto alarde, finalmente sai nesta quinta-feira(3), a Permissão de Lavras Garimpeira (PLGs) no rio Madeira. A notícia, foi dada hoje, ao deputado Eduardo Valverde (PT/RO) pelo diretor geral do Departamento Nacional de Produção Mineral,  Miguel Antônio Cedraz Ney, que garantiu a publicação no Diário Oficial da União.

De acordo com o deputado Valverde, serão 23 PLGs para a retirada de minério do rio Madeira. Dentre as 23, duas serão cedias para Coagorina e 21 para Geomário Leitão de Sena, delegado da Federação Nacional dos Garimpeiros Amigos de Porto Velho.

" Com essas outorgas assinadas, os garimpeiros poderão continuar seus trabalhos tranqüilamente. Até porque, para eles conseguirem as PLG para a retirada de minério, assinaram um termo de renúncia para caso se comprove a incompatibilidade da construção das barragem com a garimpagem", lembrou Valverde.

Segundo o Dr. Miguel Cedraz, a outorga de outras PLGs estão para sair, entre elas a da Minacoop, que está sendo acompanhada pelo departamento. Conforme o DNPM, algumas lavras tinham sido suspensas devido a incompatibilidade na retirada do minério, mas o problema, já foi sanado. 

Permissão_ Até a promulgação da Constituição de 1988, a produção garimpeira era regida pelo Código de Mineração, que definia o regime de matrícula e permitia ao garimpeiro portar uma carteira que o autorizava a produzir e comercializar seu produto. Com a Constituição, o Estado passa a ter a atribuição de favorecer a organização da atividade garimpeira em cooperativas, levando em conta a proteção do meio ambiente e a promoção econômico-social do garimpeiro" (Artigo 174, § 3º). Com a Lei 7.805, sancionada em 18 de julho de 1989, algumas  exigências são pedidas ,  entre elas, licenças ambientais para legalização de áreas de garimpagem e concessão de permissão de lavras garimpeiras.

Fonte: Leila Denise

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)