Sexta-feira, 30 de abril de 2010 - 09h04
De volta ao Brasil, após quinze dias de missão empresarial Rondoniense à China, o presidente da FIERO, Denis Baú reuniu-se nesta quinta-feira (29) como o Coordenador da Bancada de Rondônia, e pré-candidato ao Governo do Estado, Deputado Eduardo Valverde (PT/RO) para tratar da questão aduaneira no porto da Capital rondoniense.
Denis pediu a interferência de Valverde em buscar soluções para a precariedade do porto, que não dispõe de capacidade para receber um maior volume de descargas.
De acordo com Valverde, dadas as obras do complexo do Madeira são necessários investimentos urgentes em infraestrutura portuária, sobretudo, por conta do aumento na movimentação de mercadorias para abastecer as obras. São estimadas nos próximos anos, segundo o parlamentar, mais de 10 mil contêineres desembarcando no porto.
Além da estrutura física que precisa ser aumentada, o deputado lembrou ainda, que é preciso também aumentar a fiscalização, e para tanto, serão necessários aumentos nos quadros de auditores fiscais. O parlamentar já agendou para a próxima semana reunião com o Secretario da Receita Federal, em Brasília.
Segundo o deputado Valverde o aeroporto de Porto Velho precisa, também, ter alfândega para receber mercadorias do exterior.
“Temos que pensar Rondônia de forma macro, pois o estado está como nunca antes tendo um boom de investimentos, se não formos maduros politicamente para aproveitarmos esse momento e arrumarmos o estado para futuros investimentos nos arrependeremos depois”, ressaltou Valverde.
O presidente da Fiero pediu que Valverde ajudasse a buscar soluções para essas questões que são fundamentais para o setor empresarial rondoniense, principalmente com a possibilidade de abertura comerciais com o mercado asiático.
“Nossa missão na China foi um sucesso, e rendeu a abertura de novos mercados e oportunidades negócios que beneficiarão a indústria e o Estado de Rondônia. Durante estes 15 dias em que estivemos na China pudemos fazer contatos significativos com o mercado Asiático, apresentarmos nosso potencial, fizemos contatos com potenciais parceiros, conhecemos concorrentes, e ao mesmo tempo pudemos identificar novas tecnologias e técnicas de produção, aprofundamos informações sobre o mercado mundial para nossos produtos e serviços”, ressaltou, Denis.
Fonte: Leila Brito
Na manhã desta terça-feira (1), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou da solenidade de
Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a
Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com
Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement