Domingo, 21 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Valverde e Cleiton defendem ampliação da assistência médica as servidores públicos



Valverde e Cleiton defendem ampliação da assistência médica aos servidores públicos, aos aposentados e pensionistas

O candidato a governador pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, garante que é possível reduzir o custo da assistência médica atualmente prestada aos servidores públicos estaduais através de planos de saúde de autogestão e das parcerias dos sindicatos, bem como ampliar o benefício do auxílio saúde aos aposentados e pensionistas.

Os problemas da saúde em Rondônia, seja no atendimento à população, seja no apoio à assistência médica aos servidores públicos foram tratados por Eduardo Valverde durante visita às sedes de alguns planos de saúde de servidores em Porto Velho, bem como em entrevista concedida no sábado aos jornalistas Leo Ladeia e Beni Andrade, na TV Candelária/Record.

Quando o Iperon deixou de prestar assistência médica ao funcionalismo público, há quase 10 anos, as categorias de servidores ficaram praticamente abandonadas pelo governo do Estado, aumentando a fila do SUS nas unidades de saúde, no Hospital de Base e no João Paulo II.

A solução encontrada pelos sindicatos para atender aos servidores públicos através da criação de planos de saúde próprios, não obteve do governo do Estado o apoio devido. Hoje o governo do Estado repassa aos servidores um valor irrisório, insuficiente para pagar um plano de saúde. Mesmo assim, quando se aposenta o funcionário público perde esse direito.

Na manhã desta segunda-feira (02/08) Eduardo Valverde visitou alguns dos planos de saúde que atendem aos servidores, oportunidade em conheceu o sistema de funcionamento das entidades e ouviu das lideranças sugestões para baratear os custos e ampliar o atendimento.

“Não se trata de recriar o Iperon, que passa por dificuldades, mas de criar mecanismos de apoio aos planos de saúde dos servidores”, disse Valverde. “É preciso aumentar o valor da participação do Estado, e devolver esse benefício aos aposentados e pensionistas. Esses servidores que dedicaram a vida ao serviço público, mas na hora da aposentadoria são abandonados pelo governo do Estado. Na hora que mais precisam de assistência médica, quando estão com a saúde fragilizada, não podem contar com o auxílio saúde para pagar um plano de assistência médica. No nosso governo isso vai mudar”, disse Valverde.

O candidato a governador aponta como solução a criação de uma instituição governamental para gerenciar o sistema, em apoio aos planos de saúde. “Assim, podemos ampliar a assistência médica, incluindo todos os servidores, o que fará reduzir os custos e melhorar o atendimento”, finalizou.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes

Gente de Opinião Domingo, 21 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)