Domingo, 17 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Valverde e Anselmo pedem agilidade da ANAC na reforma do Aeroporto de Ji-Paraná


 
O Coordenador da Bancada de Rondônia, deputado Eduardo Valverde (PT) e o deputado Anselmo de Jesus, trataram nesta quarta-feira (18) com o Superintendente de Infraestrutura Aeroportuária da ANAC, Anderson Ribeiro Correia sobre os empecilhos que têm sido postos para a reforma e ampliação do Aeroporto do município de Ji-Paraná.

Segundo Valverde a reforma do aeroporto orçada em R$ R$ 30 milhões é de suma importância para a região por atender a vários municípios próximos. O Aeroporto José Coleto que já foi servido por vôos da Vasp, Varig e até pouco tempo atrás, pela TAM e OceanAir, conta atualmente somente com a Trip Linhas Aéreas.

De acordo com Anderson Ribeiro os recursos para a reforma não foram disponibilizados ainda por conta de restrições do Governo do Estado junto ao CAUC ( Cadastro Único de Convênios). O governo estadual se comprometeu arcar com 15% do valor da obra do aeroporto.

 O CAUC é um sistema desenvolvido pelo Governo Federal para  verificar o atendimento, pelos Estados e Municípios, beneficiários de transferências voluntárias de recursos da União, das exigências estabelecidas pela Constituição Federal, pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), pela Lei de Diretrizes Orçamentárias  (LDO) e demais legislações aplicáveis. Quando algum município ou estado contam com pendência junto ao Cadastro, ele fica impossibilitado de receber recursos da União.

Para tentar sanar essa e outras possíveis pendências entre Estado e/ou município com a União, que a Bancada de Rondônia se reúne na próxima segunda-feira (23), às 10 horas no Palácio Presidente Vargas, em Porto Velho com o Governador de Rondônia, Ivo Cassol , o Presidente da Câmara Municipal de Ji-Paraná, vereador Nilton Cezar e representante da Anac.

Na ocasião também será tratado do Projeto de Aviação Regional na Amazônia, coordenado pelo Ministro-Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos Roberto Mangabeira Unger.

O ministro Mangabeira Unger informou que várias ações estão sendo tomadas para que o sistema que regula a aviação civil no Brasil estabeleça salvaguardas efetivas para as pequenas e médias empresa contra a atividade predatória das grandes companhias.

Isto porque, as empresas concessionárias do serviço de aviação estão livres para voar em qualquer parte do País, bastando que registrem na ANAC as linhas que lhes interessam operar. Com isso, grandes empresas só operam na região norte por um curto período e a  empresa regional que já presta serviço na área por não  suportar a concorrência  abandona o mercado.  Logo em seguida, a grande empresa também sai, deixando a localidade desatendida.

Segundo Valverde isto tem se dado, porque muitas companhias aéreas  por conta da baixa capacidade de carga e passageiros acabam  extinguido gradativamente vôos na região, como aconteceu com o município de Costa Marques em Rondônia.

Para o Coordenador da Bancada de Rondônia é preciso uma série de políticas públicas que combatam tanto o problema regulatório como o econômico, permitindo o restabelecimento da malha da viação regional na Amazônia Legal.

Fonte: Leila Denise

Gente de OpiniãoDomingo, 17 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário

Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário

A Assembleia Legislativa de Rondônia vai comemorar o Dia do Estagiário na próxima segunda-feira (18) com uma programação especial que terá como dest

Cristiane Lopes promove audiência pública na Câmara em defesa dos produtores rurais de Rondônia e do Brasil

Cristiane Lopes promove audiência pública na Câmara em defesa dos produtores rurais de Rondônia e do Brasil

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), desde que assumiu seu mandato, vem lutando incansavelmente em defesa dos produtores rurais da Ama

Assembleia Legislativa de Rondônia anuncia banca organizadora para novo concurso público

Assembleia Legislativa de Rondônia anuncia banca organizadora para novo concurso público

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) publicou, no Diário Oficial da última quarta-feira (13), a definição da banca organizadora do 2º concu

Deputada Cristiane Lopes cobra providências urgentes após cancelamento de 12 voos da Azul em Rondônia

Deputada Cristiane Lopes cobra providências urgentes após cancelamento de 12 voos da Azul em Rondônia

Além de cobrar providências imediatas, a deputada defende seu projeto de lei que propõe permitir que companhias estrangeiras operem voos domésticos

Gente de Opinião Domingo, 17 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)