Sexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Valverde e Anselmo pedem agilidade da ANAC na reforma do Aeroporto de Ji-Paraná


 
O Coordenador da Bancada de Rondônia, deputado Eduardo Valverde (PT) e o deputado Anselmo de Jesus, trataram nesta quarta-feira (18) com o Superintendente de Infraestrutura Aeroportuária da ANAC, Anderson Ribeiro Correia sobre os empecilhos que têm sido postos para a reforma e ampliação do Aeroporto do município de Ji-Paraná.

Segundo Valverde a reforma do aeroporto orçada em R$ R$ 30 milhões é de suma importância para a região por atender a vários municípios próximos. O Aeroporto José Coleto que já foi servido por vôos da Vasp, Varig e até pouco tempo atrás, pela TAM e OceanAir, conta atualmente somente com a Trip Linhas Aéreas.

De acordo com Anderson Ribeiro os recursos para a reforma não foram disponibilizados ainda por conta de restrições do Governo do Estado junto ao CAUC ( Cadastro Único de Convênios). O governo estadual se comprometeu arcar com 15% do valor da obra do aeroporto.

 O CAUC é um sistema desenvolvido pelo Governo Federal para  verificar o atendimento, pelos Estados e Municípios, beneficiários de transferências voluntárias de recursos da União, das exigências estabelecidas pela Constituição Federal, pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), pela Lei de Diretrizes Orçamentárias  (LDO) e demais legislações aplicáveis. Quando algum município ou estado contam com pendência junto ao Cadastro, ele fica impossibilitado de receber recursos da União.

Para tentar sanar essa e outras possíveis pendências entre Estado e/ou município com a União, que a Bancada de Rondônia se reúne na próxima segunda-feira (23), às 10 horas no Palácio Presidente Vargas, em Porto Velho com o Governador de Rondônia, Ivo Cassol , o Presidente da Câmara Municipal de Ji-Paraná, vereador Nilton Cezar e representante da Anac.

Na ocasião também será tratado do Projeto de Aviação Regional na Amazônia, coordenado pelo Ministro-Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos Roberto Mangabeira Unger.

O ministro Mangabeira Unger informou que várias ações estão sendo tomadas para que o sistema que regula a aviação civil no Brasil estabeleça salvaguardas efetivas para as pequenas e médias empresa contra a atividade predatória das grandes companhias.

Isto porque, as empresas concessionárias do serviço de aviação estão livres para voar em qualquer parte do País, bastando que registrem na ANAC as linhas que lhes interessam operar. Com isso, grandes empresas só operam na região norte por um curto período e a  empresa regional que já presta serviço na área por não  suportar a concorrência  abandona o mercado.  Logo em seguida, a grande empresa também sai, deixando a localidade desatendida.

Segundo Valverde isto tem se dado, porque muitas companhias aéreas  por conta da baixa capacidade de carga e passageiros acabam  extinguido gradativamente vôos na região, como aconteceu com o município de Costa Marques em Rondônia.

Para o Coordenador da Bancada de Rondônia é preciso uma série de políticas públicas que combatam tanto o problema regulatório como o econômico, permitindo o restabelecimento da malha da viação regional na Amazônia Legal.

Fonte: Leila Denise

Gente de OpiniãoSexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

RO é Agro: equipamentos agrícolas potencializam produção em Presidente Médici

RO é Agro: equipamentos agrícolas potencializam produção em Presidente Médici

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) entrou no clima da Rondônia Rural Show Internacional e lançou, nesta terça-feira (30), o segundo capí

RO é Agro: investimento estimula agricultura familiar no setor Riachuelo, em Ji-Paraná

RO é Agro: investimento estimula agricultura familiar no setor Riachuelo, em Ji-Paraná

Para o presidente da Associação de Produtores Rurais da Comunidade São Paulo (Aprucosp), Acrizio Silva, a emenda parlamentar tem contribuído basta

II Encontro com Assessores Parlamentares da Alero será realizado no dia 6 de maio

II Encontro com Assessores Parlamentares da Alero será realizado no dia 6 de maio

Acontece no próximo dia 6 de maio, o II Encontro com Assessores Parlamentares, promovido pela Superintendência de Comunicação Social (Secom) da Asse

Comissão de Constituição e Justiça discute obrigatoriedade da vacina contra Covid-19

Comissão de Constituição e Justiça discute obrigatoriedade da vacina contra Covid-19

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (30).

Gente de Opinião Sexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)