Terça-feira, 25 de julho de 2006 - 06h31
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta segunda-feira a Lei da Agricultura Familiar, durante cerimônia no Palácio do Planalto. Com a nova Lei, inédita no Brasil, a Agricultura Familiar passará a ser reconhecida como categoria produtiva, conforme o que determina o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
O projeto de lei foi aprovado pelo Senado no último dia 4 e como já havia sido aprovado pela Câmara, e não recebeu nenhuma emenda no Senado, a matéria seguiu diretamente para a sanção presidencial. Na avaliação do deputado federal Eduardo Valverde (PT), o reconhecimento da Agricultura Familiar como categoria é uma vitória de todos que se envolveram, desde a formulação do texto, até sua tramitação e aprovação e do Governo do presidente Lula, que tem sabido reconhecer a importância da atividade para o desenvolvimento sustentável no Brasil.
O deputado Valverde teve um projeto de lei nº 4059/2004, chamado Estatuto da Agricultura Familiar, foi apensado ao projeto aprovado. "A alteração do modelo agrícola brasileiro, baseado na concentração fundiária e em condições de trabalho nem sempre ideais, é importante passo que precisa ser dado pelo Estado em prol do fortalecimento da agricultura familiar, da geração de empregos e da melhoria da qualidade de vida das famílias que vivem no campo", afirma Valverde.
A sanção presidencial à Lei da Agricultura Familiar, aprovada pelo Congresso Nacional, coincide com a comemoração do Dia do Colono (25) e do Dia do Agricultor (28).
Fonte: Thais Cieglnski
Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira
O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) participou do lançamento oficial da Agroari – Feira do Agronegócio de Ariquemes, evento que destaca a impo

Deputada Ieda Chaves propõe spray gratuito para mulheres sob medida protetiva em Rondônia
A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou Indicação N.º 16381/2026 ao governo de Rondônia para realização de estudo de viabilidade

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia
O pastor Valadares anunciou sua filiação ao partido Podemos, liderado em Rondônia pelo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes. O movimento marca uma no

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO
Os deputados estaduais estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia,m (Alero), onde apr
Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)