Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Valverde destaca posição estratégica de Rondônia para a segurança nacional


 

O deputado federal e pré-candidato ao governo de Rondônia pelo PT, Eduardo Valverde, acompanhou o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, em visita à Base Aérea de Porto Velho, ocasião em que foi feita a entrega de três helicópteros russos AH-2 Sabre. 

Os helicópteros foram adquiridos pela Aeronáutica para reforçar a segurança nacional na fronteira, com a ampliação das instalações da base Aérea de Porto Velho. 

Para Eduardo Valverde, a escolha de Rondônia para a instalação do novo esquadrão de segurança da fronteira se deve à posição geográfica estratégica do Estado. 

“O Estado de Rondônia está localizado estrategicamente no portal da América Latina. Através da Base Aérea de Porto Velho é possível alcançar a fronteira em poucos minutos com os equipamentos adquiridos pelo governo federal”, disse. 

Valverde associa o investimento da Aeronáutica em Rondônia aos demais investimentos de integração com a América Latina, feitos pelo governo federal, como a estrada de ligação com o Oceano Pacífico, as estradas de ligação com Manaus e com o Caribe, a Ferrovia da Integração e as hidrovias. 

“Todos esses investimentos são muito importantes e devem ser bem aproveitados pelo governo local para o desenvolvimento do Estado em benefício da população. A integração da América Latina a partir de Rondônia será discutida oportunamente com a população e com os setores afins, na construção de um plano de governo participativo”, disse Eduardo Valverde. 

A solenidade de entrega dos helicópteros teve, ainda, a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, e do embaixador da Rússia no Brasil Vladimir L. Tyurdenev. A solenidade foi encerrada com o batizado do helicóptero e um vôo do ministro pelos céus de Porto Velho. 

O AH-2 Sabre é um helicóptero de combate que possui grande capacidade de fogo e pode ser utilizado em missões de escolta de outros helicópteros, interdição aérea e de apoio a tropas terrestres. A aeronave é conhecida mundialmente como MI-35 e seu projeto já foi testado em combate em diversos conflitos.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)