Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Valverde defende valorização e apoio às polícias para melhorar a segurança pública


 
O candidato a governador de Rondônia pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, se reuniu na manhã desta segunda-feira (23/08) com servidores da Delegacia de Homicídios de Porto Velho, oportunidade em que expôs propostas contidas no Plano de Governo para o setor da segurança pública.

Valverde foi recebido pelo Delegado Titular da Delegacia de Homicídios, Eliseu Muller Siqueira, e pelo Diretor da Divisão de Homicídios, Delegado Márcio Mendes Moraes.

Cerca de 20 profissionais participaram da reunião e fizeram um breve relato da atual situação da Polícia Civil no Estado de Rondônia. Dentre as idéias e reivindicações apresentadas pela categoria, apresentaram-se abordagens relacionadas principalmente à hierarquia dentro das polícias Civil e Militar, atritos políticos detectados entre as duas polícias, bem como a falta de valorização e qualificação dos profissionais de segurança pública.

Depois de ouvir atentamente às colocações e desabafos dos servidores, Eduardo Valverde apresentou os principais tópicos do Plano de Governo participativo na área da Segurança Pública, apontando a reorganização das polícias, fortalecimento das instituições, realização de novos concursos para ampliação do quadro de agentes da Polícia Civil e da PM, bem como o reaparelhamento das duas polícias.

Valverde disse que no seu governo popular as promoções na Polícia Militar obedecerão critérios estabelecidos em Lei, acabando com o apadrinhamento político. “Uma medalha ou uma moção honrosa que se dê a um policial, deve estar de fato e de direito ligadas às suas atividades e ações ‘in loco’, na rua, por comprovado ato de bravura ou qualquer que seja outro critério que lhe faça merecer este tipo de promoção, e não apenas porque é indicado por um político ou favorecido por forças externas, como tem sido denunciados alguns casos recentes”, disse Valverde.

O candidato a governador também disse que vai buscar parcerias com o governo federal e com os municípios para implementar ações que vão melhorar o funcionamento das polícias civil e militar, como o aparelhamento com equipamentos modernos e reestruturação da Academia de Polícia para que os profissionais de Segurança Pública possam receber qualificação continuada.

“Um dos maiores anseios da população de Rondônia, neste momento, é por segurança pública. E para atender a esta demanda social, temos que discutir o funcionamento das polícias e promover uma reorganização. Esta será uma prioridade a ser vencida já nos primeiros meses de governo”, concluiu Eduardo Valverde.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)