Terça-feira, 17 de agosto de 2010 - 16h55
A Segurança Pública do Estado de Rondônia está entre os maiores anseios da população, conforme pesquisas recentes. Para melhorar o setor e confortar principalmente as famílias temerosas, o candidato a governador pela Eduardo Valverde (PT), apresenta propostas consistentes que, sem causar grandes impactos nas finanças do governo, podem resolver muitos problemas e sanar diversas questões, pois conforme acredita, o que falta é “vontade política”.
Valverde analisa que o próximo governo deve começar combatendo as promoções irregulares dentro das polícias estaduais, como forma de dar fim aos apadrinhamentos políticos que além de colocarem personagens, muitas vezes despreparados para os cargos que ocupam, acabam retendo o salário que poderia ser pago aos bons profissionais. “Isto acaba remetendo as polícias a um sistema dissociado dos princípios da eficiência e eficácia, necessários para o efetivo enfrentamento da violência”, diz o candidato.
Enquanto a população clama por soluções que contenham a crescente criminalidade em todos os setores da sociedade por falta de medidas repressivas do governo do Estado, Eduardo Valverde entende que muitos equipamentos usados pelas polícias estão ultrapassados e não atendem às necessidades dos policiais no combate ao crime. “Nossos policiais praticamente não têm colete a prova de balas e usam armamentos obsoletos”, diz.
A situação crítica da Polícia Militar resultou em diversas manifestações das esposas dos PMs e Bombeiros, tendo uma delas praticamente paralisado o Estado. “Levando em consideração que o salário dos nossos policiais está entre os três piores do Brasil, fica difícil esperar produção satisfatória do contingente, uma vez que os profissionais têm que se motivar para o trabalho com base no reconhecimento salarial”, observa Valverde enfatizando que todos os mecanismos legais serão buscados, se for eleito governador, para melhorar os salários dos policiais de Rondônia.
A falta de contingente, segundo Eduardo Valverde, também é uma agravante para que se ofereça segurança pública à população. Portanto, realizações de concursos públicos e contratação de mais policiais serão priorizados no governo do PT e do PSB. Ele observa também que o treinamento é outra temática que precisa de atenção, porque a qualificação dos policiais é importante para a preservação, tanto de suas vidas neste trabalho de risco, quanto para que a população se sinta mais segura.
“O Governo do Estado tem como uma de suas funções garantir a segurança e integridade das pessoas e dos bens, assim como velar pela manutenção da moralidade, salubridade e ordem pública no âmbito do Estado de Rondônia, em conformidade com o estabelecido nas constituições Federal e Estadual e demais normas vigentes”, conclui.
Fonte: Ascom
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes