Terça-feira, 25 de maio de 2010 - 17h05
A busca de alternativas para impulsionar o desenvolvimento econômico e social de Rondônia foi o tema do segundo debate promovido pelo Partido dos Trabalhadores visando à construção de um plano de governo participativo. O debate “Rondônia Centro Estratégico de Desenvolvimento Sócioeconômico: Desafios a Superar”, foi realizado sexta-feira, dia 21/05, no Cetene, em Porto Velho.
Coordenado pelo prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho e pelo presidente do Diretório Regional do PT, Eduardo Valverde, pré-candidato do partido ao governo do Estado, o evento teve a participação de representantes da Fiero, Fecomércio, Sebrae, Consórcio Santo Antônio Civil, Sinduscon, além de economistas e especialistas em desenvolvimento.
Durante o debate foram apresentados dados importantes sobre a economia do Estado revelando que o excelente momento econômico poderia ser melhor aproveitado em Rondônia se tivesse um governo do Estado que se preocupasse mais com o assunto.
O presidente do Sinduscon – Sindicato da Indústria da Construção Civil, Chagas Neto, revelou, por exemplo, que a grande demanda por moradia em Porto Velho e nas principais cidades de Rondônia poderia ser suprida se houvesse mais financiamento. Ele acha que um dos problemas é a falta de empenho do governo do Estado em estabelecer uma sintonia com a administração municipal e com os setores envolvidos na construção civil.
“Graças ao novo ciclo econômico Rondônia tem hoje mais de 8 mil construções habitacionais”, disse. Segundo Chagas Neto, a construção civil em Rondônia teve um crescimento que variou entre 400% e 500% nos últimos anos.
O professor e economista Silvio Persivo, disse que esse crescimento será passageiro se não houver mais investimento em educação, se o empreendedorismo não for facilitado e se as empresas locais não forem fortalecidas.
O gerente de relações institucionais do Consórcio Santo Antônio Civil, engenheiro Valdemar Camata Júnior, disse que o desenvolvimento de Rondônia não depende apenas das obras das usinas hidrelétricas. Segundo ele, Porto Velho será a capital mais importante no processo de integração da América Latina devido à posição geográfica do Estado. “Temos uma grande capacidade de produzir e exportar com responsabilidade social e ambiental. Para isso os próximos governantes devem estar atentos às potencialidades locais”, disse.
O deputado federal Eduardo Valverde, pré-candidato ao governo do Estado pelo PT, disse que o debate foi de grande importância para colher subsídios para o programa de governo participativo. Com base nas explanações, Valverde concluiu que o próximo governo precisa oferecer uma espécie de requalificação aos trabalhadores visto que 60% da população de Rondônia é economicamente ativa, estimular as pequenas e micro empresas, criar centros de economia solidária, investir em rede de educação profissional, e aumentar a capacidade do Estado de comprar das micro e pequenas empresas locais.
De acordo com Valverde uma eventual administração do PT em Rondônia estará sintonizada com a nova lógica de promover o desenvolvimento responsável, sem esgotar as riquezas naturais. “Junto com a população e com os diversos setores estamos construindo um plano de governo para Rondônia e para o nosso povo”, disse Valverde.
Fonte: Ascom
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Projeto sobre inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal tramita na Alero
A Comissão de Constituição, Justiça e de Redação (CCJR) realizou, na manhã desta terça-feira (4), a 48ª reunião ordinária na sede da Assembleia Legi

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (Assdaco) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) vão trabal

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) participou, de forma remota, de uma audiência pública no distrito de Extrema, em Porto Velho, que

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou na manhã desta sexta-feira 31, da assinatura d
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)