Quarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Valverde conta com o apoio de Lula e Dilma para desenvolver Vale do Guaporé


 

O potencial turístico e as possibilidades de desenvolvimento econômico sustentável do Vale do Guaporé foram destacados pelo candidato a governador da coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, durante visita aos MunicípioValverde conta com o apoio de Lula e Dilma para desenvolver Vale do Guaporé  - Gente de Opiniãos da região acompanhado do candidato a vice, Cleiton Roque, e da senadora Fátima Cleide, candidata à reeleição.

Valverde visitou Costa Marques, o distrito de São Domingos, e as cidades de São Francisco do Guaporé, Seringueiras, São Miguel do Guaporé e Alvorada D’Oeste. Em todas as localidades foram realizadas reuniões, carreatas, passeatas e visitas ao centro comercial para um contato mais direto com os eleitores.

Eduardo Valverde disso que até hoje nenhum governo do Estado deu a devida importância à região, que pode concentrar o maior pólo turístico do Estado associando a atividade com o desenvolvimento sustentável, o que viabiliza a produção, a transformação de matéria-prima e a exportação de produtos, sem, no entanto, agredir o santuário ecológico existente no local. Para promover essa transformação, Valverde afirmou que conta com o apoio de Lula e de Dilma.

“O governo do Presidente Lula, que é do PT, tem feito muitos investimentos na região. Exemplo disso é o asfaltamento da BR 429, ligando a BR 364 a Costa Marques”, disse Valverde. “A continuidade desses investimentos dependerá muito do diálogo que será estabelecido pelo próximo governador junto ao governo federal. Nós temos projetos, e eu tenho esse preparo, essa porta aberta em Brasília”, reforçou.

O candidato destacou a necessidade de investimentos do Estado do setor turístico, que é forte na região, mesclando festividades tradicionais como a “Festa do Divino”, com a diversidade étnica, conglomerando os povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e seringueiros. “Essa é a única região de Rondônia onde podemos encontrar essa diversidade, e se não cuidarmos de desenvolver essa região, qualificando a juventude para o trabalho, esses jovens vão continuar saindo daqui, sobretudo para Porto Velho, em busca de estudos e trabalho, o que deixa estagnada toda essa grande região que se destaca também por suas diversidades culturais e folclóricas, por suas belezas naturais e por suas potencialidades como a agricultura”, disse Eduardo Valverde.

A ausência de assistência técnica para o pequeno agricultor e de assistência ambiental também foi destacada por Valverde como uma falha do governo, que será corrigida na próxima administração. Além disso, o candidato a governador reforçou a proposta de instalação da universidade estadual, fazendo com que os jovens não precisem mais fazer faculdade na Bolívia.

“A universidade estadual já foi criada, mas não saiu do papel, e o nosso governo vai priorizar a concretização desse importante projeto para os estudantes de Rondônia”, argumentou Valverde.

Na área da saúde ele disse que a parceria e o diálogo com os municípios será fundamental para a descentralização do atendimento e revitalização do sistema que está sobrecarregando prefeituras. As prefeituras não têm apoio do governo, restando-lhes como única saída colocar os pacientes em ambulâncias para viajar dias inteiros ou noites inteiras até Porto Velho.


Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Com o objetivo de fortalecer a produção rural e apoiar os agricultores de Candeias do Jamari, o deputado estadual Alan Queiroz (PL) realizou a entre

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

A segurança jurídica e o sonho da terra própria deram mais um importante passo para centenas de famílias de Porto Velho. A deputada federal Cristian

Inédito: deputada Cristiane Lopes entrega maquinários e tecnologia de ponta com drones agrícolas em Porto Velho

Inédito: deputada Cristiane Lopes entrega maquinários e tecnologia de ponta com drones agrícolas em Porto Velho

Em um movimento que marca a história do setor produtivo rondoniense, a deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) realizou a entrega oficial de um m

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)