Terça-feira, 2 de fevereiro de 2010 - 17h02
O Coordenador da Bancada de Rondônia, Deputado Eduardo Valverde (PT) conseguiu nesta terça-feira (2) o compromisso do Diretor de Planejamento e Pesquisa, do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), Miguel de Souza a apresentação de um novo plano de viabilidade técnica, econômica e ambiental para as obras da BR- 421.
A reivindicação foi reforçada pelo prefeito e vereadores de Campo Novo de Rondônia, para que a estrada que será construída pelo DNIT e incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2) passe pelo município, e possibilite um desenvolvimento econômico para toda a região carente de estradas.
De acordo com Valverde, o perfil traçado pelo DNIT da BR-421, por ser uma rodovia federal, ela sairia da cidade de Ariquemes passando por Campo Novo, mas está interrompida em função da existência de reserva indígena e unidades de conservação.
Para tentar viabilizar essa alternativa, Valverde informou que a Bancada de Rondônia irá dialogar com os órgãos ambientais (FUNAI, IBAMA, ICMBIO, SEDAN) para que estude essa alternativa, de suma importância para a localidade, que é uma região com potencial econômico e turístico, mas estagnada devido ao difícil acesso.
Segundo o vereador de Campo Novo Talles Eduardo (PT) mesmo passando a estrada no entorno da reserva indígena Uru-Eu-Wau-Wau, o impacto ambiental seria menor, pois, irá cortar o município de Campo Novo, passando também pela a linha 05 e linha 02 a 27 km do município de Buritis. “Essa alternativa beneficia um maior número de pessoas e é o mais interessante para o município”, disse.
O DNIT afirmou que na próxima reunião da bancada marcada para quarta-feira, tentará apresentar os estudos de viabilidade para que após essa etapa, seja elaborado o Projeto Executivo.
Fonte: Leila Denise
Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Um destruidor de relacionamentos, empregos, vínculos, famílias e da saúde física e mental. Assim podemos definir o alcoolismo: a vontade incontrol

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas
Conviver com uma doença crônica significa enfrentar desafios diários, muitos deles invisíveis aos olhos da sociedade. Por isso, campanhas como Fev

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia
O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa
Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi
Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)