Domingo, 22 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Valverde comemora com servidores a sanção da transposição pelo Presidente Lula



O deputado federal Eduardo Valverde, pré-candidato do PT ao governo do Estado, anunciou em primeira mão a sanção do Presidente Lula à Lei de conversão da Medida Provisória 472. A informação de que a Lei foi sancionada sexta-feira, dia 11/06, foi obtida diretamente do Presidente Lula durante a Convenção Nacional do Partido dos Trabalhadores realizada neste final de semana em Brasília, da qual também participou a senadora Fátima Cleide (PT), autora da PEC da transposição.

Para Valverde, a sanção da transposição representa uma importante vitória para os servidores estaduais e para o Estado de Rondônia, já que vai desonerar a folha de pagamento. Com o apoio de toda a bancada federal, Eduardo Valverde trabalhou intensamente pela transposição desde o momento em que a senadora Fátima Cleide apresentou a Proposta de Emenda à Constituição.

Eduardo Valverde informou que, além de reconhecer que os servidores foram injustiçados em governos passados, Lula se sensibilizou com os argumentos dos parlamentares petistas em prol do estado de Rondônia, e considerou que Rondônia precisa de um fôlego adicional para organizar sua economia e infraestrutura, e que, aliviando a folha de custeio com o quadro de servidores que serão transpostos para a União, o Estado poderá impulsionar os investimentos na segurança pública, saúde e educação.

A respeito da ansiedade dos servidores que aguardam pela transposição, o pré-candidato a governador pelo PT disse que a parte mais difícil já passou. “A Emenda Constitucional foi aprovada, a lei regulamentadora também foi aprovada, e agora vamos acompanhar a efetivação da transposição, que deverá ser feita por uma equipe do governo federal”, disse.

O mais importante, segundo Valverde, é que a luta foi vitoriosa, e os servidores estão de parabéns por confiar no trabalho realizado em Brasília.

Os servidores que não foram contemplados pela lei da transposição também serão beneficiados, pois, com a economia na folha de pagamento o governo do Estado pode e deve aumentar os salários do funcionalismo.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoDomingo, 22 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia

A Justiça Eleitoral de Rondônia prepara o lançamento do Projeto Campanha Legal, uma iniciativa de orientação voltada a candidatos, partidos político

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), um Projeto de Lei (PL) que assegura alimentação

Deputada federal Cristiane Lopes destina recurso histórico que fortalece a cafeicultura e transforma a vida de produtores em RO

Deputada federal Cristiane Lopes destina recurso histórico que fortalece a cafeicultura e transforma a vida de produtores em RO

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) segue avançando com ações concretas em prol do fortalecimento da agricultura em Rondônia. Em ma

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (17), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, que pro

Gente de Opinião Domingo, 22 de março de 2026 | Porto Velho (RO)