Segunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Valverde comemora com artesãos aprovação do Estatuto na Comissão do Trabalho



“Além do aspecto econômico e da geração de emprego e renda, o artesanato tem o caráter de preservar nossa cultura”, disse o deputado Eduardo Valverde (PT/RO), ao comemorar com artesãos de todo o país a aprovação nesta quarta-feira(19), por unanimidade, na Comissão do Trabalho, o PL 3926/04, que institui o Estatuto do Artesão.

Segundo Valverde que é autor do Estatuto e Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Artesãos, a regulamentação da profissão além de valorizar o artesão e ainda, possibilitará a formalização de muitos que poderão dessa forma, usufruir de benefícios trabalhistas e previdenciários.

Entre as características do projeto está a criação do Conselho Nacional do Artesanato, que será vinculado ao Ministério da Cultura, e terá a responsabilidade de emitir a certificação dos produtos artesanais.

A Presidente da Confederação Nacional dos artesãos do Brasil, Deonilda Müller disse que a aprovação foi uma grande vitória para a categoria. Ela elencou a criação do Conselho e a certificação como um dos aspectos mais importantes do PL, alegando que dessa forma os mais de 90 mil artesãos devidamente cadastrados poderão expandir a comercialização de seus produtos.

“Nosso ganho com a aprovação do estatuto é muito grande, porque é uma luta de muitos anos, eu, por exemplo, estou há 28 anos lutando pelos artesãos,para que tenhamos direitos como aposentadoria, entre outros benefícios”, disse.

Para frisar a importância dos artesãos para o País, Valverde ressaltou que em termos econômicos, 4% do Produto Interno Bruto (PIB) é fruto do trabalho artesanal. “Além de o efeito social empregar tanta gente, há o efeito sobre a cultura. Em cada peça de artesanato, o artesão expressa sua origem, sua etnia, seus valores culturais, seus sentimentos, expressa muito a alma do povo brasileiro.

A proposta autoriza também o Poder Executivo a criar o Serviço Brasileiro de Apoio ao Artesanato Brasileiro. Esse serviço será vinculado ao Ministério da Cultura e atuará na divulgação do artesanato brasileiro e na realização de programas de capacitação do artesão. O projeto especifica como obrigatória, em cada município, a instalação de espaço público exclusivo para a exposição de produtos artesanais.
 

Tramitação

O projeto que tramita em caráter conclusivo ainda será analisado pela comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. A proposta já foi aprovada pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Educação e Cultura.

Fonte: Leila Denise
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei  887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Com o compromisso de promover a inclusão digital, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) realizou nesta semana a entrega oficial de ch

Gente de Opinião Segunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)