Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Valverde: Área de livre comércio de Guajará-Mirim será mantida



Em audiência pública com a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Guajará-Mirim, o deputado Eduardo Valverde (PT/RO) confirmou a manutenção da área de livre comércio de Guajará.

Segundo Valverde o “boato” de que haveria uma transferência da área de livre comércio de Guajará-Mirim para Porto Velho é uma informação sem fundamento. Isto porque lembrou o parlamentar, as áreas são implantadas mediante lei e nas regiões com menor dinamismo econômico.

A área de Guajará-Mirim foi criada em 1995 com o objetivo de importar produtos acabados e bens de capital para processar produtos da floresta, visando motivar atividade econômica sustentável em um território ocupado por 95 % de unidades de conservação. A criação também se deu por toda a região amazônica, porém nenhuma delas alcançou níveis adequados de desenvolvimento humano e econômico.

Embora o parlamentar defenda a manutenção dessas áreas, ele frisou à necessidade de repensar o modelo e a política de estimulo atualmente existente, por isso, solicitou audiência pública na Comissão da Amazônia para tratar o tema e ainda, para tratar da criação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Guajará-Mirim.

Valverde é autor do Projeto de Lei 5387/09 que cria a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), no município de Guajará-Mirim.

A proposição prevê que serão enquadradas como ZPE, as áreas especialmente destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializados exclusivamente no exterior. Com essa medida, as empresas que gozem de um regime aduaneiro e cambial especial, terão facilidades administrativas e tributárias.

O parlamentar ressaltou ainda, que são objetivos das ZPE: a redução dos desequilíbrios regionais, o fortalecimento do balanço de pagamentos, a promoção da difusão tecnológica e o desenvolvimento econômico e social do País.

Segundo Valverde com o protocolo firmado recentemente entre Brasil e o Governo Boliviano para a construção da ponte bi-nacional entre Guayaramerin (Departamento de Beni, Bolívia) e o município de Guajará-Mirim-RO voltado a escoar a produção boliviana pela BR- 425 até sua interseção com a BR 364, a criação de ZPE na região será fundamental, tanto no aspecto logístico, em face de acesso às vias de integração regional em curso, como alternativa econômica para viabilizar o desenvolvimento compatível com a realidade ambiental da região.

“Quero tranqüilizar o povo de Guajará-Mirim, a associação comercial que essa informação que circulou nas rádios e na imprensa local não se fundamenta” e que pelo contrário, tem previsão da criação de Zona de Processamento de Exportação (ZPE), o que impulsionará a economia local.

Fonte: Leila Denise

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)