Domingo, 21 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Valverde: Área de livre comércio de Guajará-Mirim será mantida



Em audiência pública com a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Guajará-Mirim, o deputado Eduardo Valverde (PT/RO) confirmou a manutenção da área de livre comércio de Guajará.

Segundo Valverde o “boato” de que haveria uma transferência da área de livre comércio de Guajará-Mirim para Porto Velho é uma informação sem fundamento. Isto porque lembrou o parlamentar, as áreas são implantadas mediante lei e nas regiões com menor dinamismo econômico.

A área de Guajará-Mirim foi criada em 1995 com o objetivo de importar produtos acabados e bens de capital para processar produtos da floresta, visando motivar atividade econômica sustentável em um território ocupado por 95 % de unidades de conservação. A criação também se deu por toda a região amazônica, porém nenhuma delas alcançou níveis adequados de desenvolvimento humano e econômico.

Embora o parlamentar defenda a manutenção dessas áreas, ele frisou à necessidade de repensar o modelo e a política de estimulo atualmente existente, por isso, solicitou audiência pública na Comissão da Amazônia para tratar o tema e ainda, para tratar da criação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Guajará-Mirim.

Valverde é autor do Projeto de Lei 5387/09 que cria a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), no município de Guajará-Mirim.

A proposição prevê que serão enquadradas como ZPE, as áreas especialmente destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializados exclusivamente no exterior. Com essa medida, as empresas que gozem de um regime aduaneiro e cambial especial, terão facilidades administrativas e tributárias.

O parlamentar ressaltou ainda, que são objetivos das ZPE: a redução dos desequilíbrios regionais, o fortalecimento do balanço de pagamentos, a promoção da difusão tecnológica e o desenvolvimento econômico e social do País.

Segundo Valverde com o protocolo firmado recentemente entre Brasil e o Governo Boliviano para a construção da ponte bi-nacional entre Guayaramerin (Departamento de Beni, Bolívia) e o município de Guajará-Mirim-RO voltado a escoar a produção boliviana pela BR- 425 até sua interseção com a BR 364, a criação de ZPE na região será fundamental, tanto no aspecto logístico, em face de acesso às vias de integração regional em curso, como alternativa econômica para viabilizar o desenvolvimento compatível com a realidade ambiental da região.

“Quero tranqüilizar o povo de Guajará-Mirim, a associação comercial que essa informação que circulou nas rádios e na imprensa local não se fundamenta” e que pelo contrário, tem previsão da criação de Zona de Processamento de Exportação (ZPE), o que impulsionará a economia local.

Fonte: Leila Denise

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes

Gente de Opinião Domingo, 21 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)