Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Valverde apresentará a Lula projeto que mostra a importância RO para a integração



Na reunião que terá com Lula em Porto Velho, na sexta-feira, o candidato a governador pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, apresentará ao Presidente o projeto que demonstra a importância geográfica e política de Rondônia para a integração da América Latina.

O projeto, constante do Plano de Governo Participativo que vem sendo discutido por Valverde com os mais diversos setores da população, prevê ações próprias do governo estadual e o aproveitamento das obras do PAC1 e PAC2 para transformar Rondônia em um centro produtivo, industrial e distribuidor para toda a América Latina, Caribe e para o Oriente através da saída para o Oceano Pacífico.

Entre as ações do PAC1 e PAC2 estão a construção de rodovias, ferrovias, pontes e portos. “Teremos um reforço na BR 364, a reconstrução da BR 319 ligando Porto Velho a Manaus com a construção da ponte sobre o Rio Madeira, a ampliação da BR 425 com a construção da ponte binacional sobre o Rio Mamoré, a pavimentação da BR 429 e a abertura da BR 421, uma “estrada parque” que vai ligar a região de Ariquemes a Nova Mamoré e Guajará-Mirim”.

Tudo isso, segundo Valverde, somado à construção da ferrovia transoceânica que vai ligar Rondônia aos centros produtivos do Centro-Oeste e do Sudeste, além dos portos do Oceano Atlântico, vai conferir a Rondônia uma importância jamais vista, já que, através do nosso Estado, os produtos brasileiros chegarão a todo o continente, à China, ao Japão e aos demais países da Ásia.

“Acredito que o Presidente Lula já tem a dimensão dessa importância pelo volume de investimentos que tem feito no nosso Estado. Agora ele vai conhecer o projeto em si”, disse Valverde.

Pesquisa

À medida que Dilma Rousseff, candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) à presidência da República, se distancia de Serra (PSDB) nas pesquisas, o candidato petista ao governo de Rondônia, Eduardo Valverde, vê consolidar-se o sonho de Lula de inserir de vez o Brasil entre as nações desenvolvidas, com ênfase socioambiental.

Para Valverde, os dados da CNT/Semsus, ainda da semana passada, que mostram Dilma Roussef com 41,6% contra 31,6% de Serra, na pesquisa estimulada, “são sinais fortes do que a maioria do eleitorado brasileiro quer para o país”.

Por entender que a transferência de votos tem funcionado na campanha rumo à presidência da República, fruto de uma candidata que se mostra preparada para suceder Lula, Valverde considera que este mesmo quadro pode ocorrer em Rondônia à medida que o eleitor atentar para as fichas dos candidatos. “Basta que se chame a atenção do eleitor para os nomes [de candidatos] barrados pela Justiça Eleitoral. Nós acreditamos no surgimento de eleitores mais conscientes”, aponta Valverde.

Com a vinda de Lula a Rondônia no próximo dia 13 (sexta), o Partido dos Trabalhadores acredita que a campanha toma novo corpo já que os militantes da aliança Rondônia Melhor para Todos (PT/PSB) estarão mobilizados
Na pesquisa espontânea, Dilma lidera as intenções de voto com 30,4% contra 20,2% de Serra. A candidata Marina aparece com 5%. O presidente Lula, que não é candidato a reeleição, ainda foi citado por 5% dos pesquisados.

Na avaliação do presidente da CNT, Clésio Andrade, a estratégia de transferência de votos utilizada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) está funcionando. “Ela passou a ter identidade própria e musculatura política, ou seja, ela está realmente conseguindo colher os frutos desse apoio do presidente Lula”, avaliou.

Segundo ele, a queda do candidato José Serra está relacionada à uma crítica “muito contundente” ao atual governo. “Criminalizar quem faz benefício social, com certeza acaba afetando. Não adianta tentar separar o PT do presidente Lula ou a candidata Dilma do presidente Lula, porque não se consegue”, argumentou.

Fonte: Ascom


 

Gente de OpiniãoSábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira

Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça compromisso com os produtores rurais do distrito de Rio Pardo em reunião decisiva

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça compromisso com os produtores rurais do distrito de Rio Pardo em reunião decisiva

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Gente de Opinião Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)