Sexta-feira, 24 de setembro de 2010 - 15h37
O candidato a governador pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, participa, neste sábado, em Porto Velho, da 6ª Conferência Estadual de Educação, organizada pelo Sintero, oportunidade em que vai expor a centenas de trabalhadores em educação, as propostas para o setor.
De acordo com Valverde, a educação será uma das prioridades de sua administração porque representa a base para a efetivação de muitos outros projetos, como o desenvolvimento econômico de Rondônia. “Precisamos, primeiro, valorizar os trabalhadores em educação. Não admitimos que uma categoria tão importante para o Estado seja tratada debaixo de cassetete e à base de gás de pimenta”, disse Valverde.
Segundo o plano de governo da coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, a educação precisa passar por uma reformulação que inclui cursos de aperfeiçoamento, permitindo que os professores e técnicos façam pós-graduação, mestrado e doutorado. Também, segundo o plano de governo de Valverde, é preciso aperfeiçoar o plano de carreira da categoria, a atual Lei nº 410/2008, e cumpri-la integralmente, com todos os benefícios que a categoria tem direito.
Além disso, é preciso fazer concursos públicos para preencher os cargos existentes, inclusive os cargos dos antigos funcionários de escolas, atualmente técnicos administrativos, como zeladoras, merendeiras e vigias. “Os professores precisam ser valorizados, mas não podemos esquecer daqueles funcionários que fazem a escola funcionar. Esses servidores estão abandonados pelo governo e isso não pode continuar assim”.
Uma das prioridades, segundo Valverde, será implantar a gestão democrática para que os trabalhadores em educação e a comunidade escolar possam eleger diretores de escolas e o conselho escolar, pois os cargos de direção não podem ser usados politicamente como moeda de troca.
Eduardo Valverde disse, também, que é preciso formar professores das disciplinas onde há mais carência, como química, física e matemática, o que será feito através de parcerias com a Unir e com a implantação da Universidade Estadual. Além disso, é preciso valorizar os profissionais da educação com salário digno. “Vamos utilizar recursos dos 25% da educação para melhorar os salários, e vamos contar com o dinheiro que vai sobrar da transposição. Assim teremos professore com salários justos, o que vai atrair novos profissionais”, disse Valverde.
Para completar o programa de governo, Valverde disse que é preciso reformar as escolas existentes, construir novas unidades, criar programas de ensino em tempo integral, e, principalmente, dialogar com a categoria. “Os trabalhadores em educação é quem estão na linha de frente, é quem estão em contato com os alunos. Portanto, ninguém melhor para saber a realidade da educação. Esses profissionais têm que ser ouvidos para que juntos possamos buscar soluções para os problemas”, finalizou.
Fonte: Ascom
Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Ação na Assembleia Legislativa oferece serviços gratuitos em homenagem ao Dia da Mulher
A Assembleia Legislativa de Rondônia promoveu, na manhã desta sexta-feira (6), uma ação social em homenagem ao Dia da Mulher. Das 8h às 15h, a Cas

Alero no enfrentamento à violência de gênero
O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, marca a luta histórica das mulheres por direitos políticos, trabalhistas e sociais. Mais d

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (04), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, considerada uma das medidas

Alex Redano anuncia destinação de R$ 7 milhões para recuperação de ruas em Ariquemes
A Prefeitura de Ariquemes recebeu R$ 7 milhões destinados à recuperação de ruas do município. O recurso foi viabilizado por meio de articulação do
Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)