Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Valverde apresenta plano de desenvolvimento de Rondônia para empresários


 

Cerca de 400 empresários de praticamente todos os setores da economia rondoniense ouviram atentamente à exposição do Plano de Governo Participativo, feita pelo candidato a governador da coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, em evento realizado na noite desta terça-feira (21/09) em Porto Velho.

O evento, denoninado “Subsídios Para o Plano de Governo de Rondônia 2011/2015” foi promovido por diversas entidades representativas do empresariado, lideradas pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias (SIMPI) e Federação do Comércio de Rondônia (FECOMÉRCIO).

Em 15 minutos Eduardo Valverde apresentou uma síntese das propostas para o desenvolvimento de Rondônia a partir da industrialização dos recursos naturais, da implantação e modernização da infraestrutura, da integração com os países da América Latina e os portos do Oceano Pacífico, da implantação de uma política fiscal transparente, da qualificação de mão-de-obra, da implantação de uma agência de fomento, e, principalmente, do diálogo com todos os setores.

Valverde iniciou a sua explanação destacando a importância do Estado para a integração do Brasil com a América Latina através das rodovias, das pontes no Rio Mamoré e Rio Madeira, das hidrovias e da ferrovia que ligará Rondônia ao restante do país.

O candidato a governador disse que Rondônia não pode mais perder oportunidades de crescimento por falta de gestão, como vem ocorrendo até agora. “Temos um grande rebanho bovino que precisa ser melhorado geneticamente, temos madeira, temos energia elétrica, temos um povo que quer trabalhar e temos empresários sérios querendo investir. O que falta é unir esses pontos e transformar o Estado”, disse Valverde.

Ele afirmou que o Plano de Governo Participativo prevê incentivos aos frigoríficos, aos laticínios, às indústrias madeireira e moveleira, à indústria metalúrgica, à construção civil, além do fortalecimento das cooperativas. “Tudo isso aliado a um plano de educação, de segurança pública e a reformulação da estrutura de saúde com descentralização do atendimento, vai criar um ambiente propício a novos investimentos, o que vai criar empregos, renda, e fortalecer o comércio e o setor de serviços”.

Valverde reafirmou a sua proposta de extinguir a cobrança antecipada de impostos por considerar injusto com o empresariado. “Vamos administrar com transparência, sem perseguição a empresários, dando oportunidade a todos de serem fornecedores de produtos e serviços ao governo. Assim ninguém vai ter medo ou receio de investir no nosso estado”, afirmou.

Segundo Eduardo Valverde, todas as reivindicações apresentadas pelos organizadores do evento, como uma política fiscal justa, a criação de uma Zona de Processamento e Exportação (ZPE), facilitação de linhas de crédito de giro isolado, criação de uma secretaria específica para o turismo, solução do passivo ambiental, criação de um sistema de segurança pública rural e a adoção de regras claras no zoneamento do Estado, estão contempladas no Plano de Governo apresentado. Após as explanações, Valverde respondeu a diversas perguntas dos empresários, sempre focadas no tema do evento.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)