Quarta-feira, 22 de setembro de 2010 - 10h52
Cerca de 400 empresários de praticamente todos os setores da economia rondoniense ouviram atentamente à exposição do Plano de Governo Participativo, feita pelo candidato a governador da coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, em evento realizado na noite desta terça-feira (21/09) em Porto Velho.
O evento, denoninado “Subsídios Para o Plano de Governo de Rondônia 2011/2015” foi promovido por diversas entidades representativas do empresariado, lideradas pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias (SIMPI) e Federação do Comércio de Rondônia (FECOMÉRCIO).
Em 15 minutos Eduardo Valverde apresentou uma síntese das propostas para o desenvolvimento de Rondônia a partir da industrialização dos recursos naturais, da implantação e modernização da infraestrutura, da integração com os países da América Latina e os portos do Oceano Pacífico, da implantação de uma política fiscal transparente, da qualificação de mão-de-obra, da implantação de uma agência de fomento, e, principalmente, do diálogo com todos os setores.
Valverde iniciou a sua explanação destacando a importância do Estado para a integração do Brasil com a América Latina através das rodovias, das pontes no Rio Mamoré e Rio Madeira, das hidrovias e da ferrovia que ligará Rondônia ao restante do país.
O candidato a governador disse que Rondônia não pode mais perder oportunidades de crescimento por falta de gestão, como vem ocorrendo até agora. “Temos um grande rebanho bovino que precisa ser melhorado geneticamente, temos madeira, temos energia elétrica, temos um povo que quer trabalhar e temos empresários sérios querendo investir. O que falta é unir esses pontos e transformar o Estado”, disse Valverde.
Ele afirmou que o Plano de Governo Participativo prevê incentivos aos frigoríficos, aos laticínios, às indústrias madeireira e moveleira, à indústria metalúrgica, à construção civil, além do fortalecimento das cooperativas. “Tudo isso aliado a um plano de educação, de segurança pública e a reformulação da estrutura de saúde com descentralização do atendimento, vai criar um ambiente propício a novos investimentos, o que vai criar empregos, renda, e fortalecer o comércio e o setor de serviços”.
Valverde reafirmou a sua proposta de extinguir a cobrança antecipada de impostos por considerar injusto com o empresariado. “Vamos administrar com transparência, sem perseguição a empresários, dando oportunidade a todos de serem fornecedores de produtos e serviços ao governo. Assim ninguém vai ter medo ou receio de investir no nosso estado”, afirmou.
Segundo Eduardo Valverde, todas as reivindicações apresentadas pelos organizadores do evento, como uma política fiscal justa, a criação de uma Zona de Processamento e Exportação (ZPE), facilitação de linhas de crédito de giro isolado, criação de uma secretaria específica para o turismo, solução do passivo ambiental, criação de um sistema de segurança pública rural e a adoção de regras claras no zoneamento do Estado, estão contempladas no Plano de Governo apresentado. Após as explanações, Valverde respondeu a diversas perguntas dos empresários, sempre focadas no tema do evento.
Fonte: Ascom
Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (12) o requerimento de audiência pública apresentado pela deputada fede

Alero aprova crédito de R$ 2,5 milhões para o sistema prisional de Rondônia
Durante sessão ordinária realizada nesta semana, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 1173/2025, qu

A Câmara dos Deputados aprovou, de forma simbólica, nesta terça-feira (11), o Projeto de Lei nº 4028/2025, que altera a Lei nº 14.811/2024 para gara

Trabalho do deputado Ribeiro do Sinpol servirá de modelo para outros estados
O trabalho do deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) na Assembleia Legislativa de Rondônia, em defesa dos policiais civis, servirá de modelo para outros e
Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)