Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Valverde agradece atenção do Governo Federal com ensino superior na Região Norte


 
Na abertura da sessão do ano legislativo no Congresso, o deputado Eduardo Valverde (PT/RO) exaltou os avanços conseguidos na educação superior no Brasil nos últimos anos.

Segundo o parlamentar, os números são marcantes. De 2005 até agora foram criadas 141 unidades, sendo que nesse início de ano já foram inauguradas 78 em todo o país. Outras 99 unidades estão em obras e devem ficar prontas até o final deste ano, elevando o número para 380, que oferecerão mais de 500 mil vagas.

Para essas escolas inauguradas foi feito um investimento inicial de R$ 175 milhões, entre construção, equipamentos e mobiliário. Dessas 78 unidades, 32 já estão em funcionamento, com mais de oito mil estudantes matriculados. As demais começam a funcionar a partir de março. Quando estiverem em pleno funcionamento, as novas escolas poderão atender juntas a quase 100 mil alunos com cursos técnicos, licenciaturas e superiores de tecnologia.

De acordo com Valverde, Rondônia tem sido contemplada anualmente pelo Governo Lula, tanto com mais unidades, bem como a ampliação no número de docentes.

O estado teve no total mais de R$ 7 milhões para as unidades do Instituto Federal (IFRO) nos campus de Ji-Paraná, em funcionamento, em Cacoal e Porto Velho, sendo estes últimos com aulas para o próximo semestre.

Concursos – Para garantir o funcionamento das novas escolas, os institutos federais realizarão concursos públicos para contratação de professores e técnicos administrativos. Graças a intervenção do Coordenador da Bancada de Rondônia, Deputado Eduardo Valverde, o MEC disponibilizará 78 vagas para professores em caráter emergencial para as Instituições Federais de Ensino Superior da Região Norte, sendo 18 vagas a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), 17 vagas à Universidade Federal Rural da Amazônia(UFRA), 15 para a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), 16 para a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e 12 vagas para a Universidade federal do Acre (UFAC).

Com essa ação do MEC, destacou Valverde, vai garantir o funcionamento das atividades acadêmicas, visto que a região Norte tem uma demanda crescente de docentes em função do programa de expansão dos campi, o que tem exigido a complementaridade nos quadros. “É preciso suprir a carência tanto de recursos como de docentes para a região Amazônica”, ressaltou.

Institutos – Em 29 de dezembro de 2008, os centros federais de educação tecnológica (Cefets), as unidades descentralizadas de ensino, as escolas agrotécnicas, as escolas técnicas federais e algumas escolas vinculadas a universidades deixaram de existir para formar os institutos federais de educação, ciência e tecnologia. São 38 institutos em todos os estados, oferecendo cursos técnicos, cursos superiores de tecnologia e licenciaturas. Também integram os institutos as unidades que estão sendo entregues dentro do plano de expansão da rede federal.

Fonte: João Leandro

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple

Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte

Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na segunda-feira (15), uma sessão solene para homenagear quatro renomados profissionais de

Após pressão, deputada Cristiane Lopes celebra asfaltamento da BR-319

Após pressão, deputada Cristiane Lopes celebra asfaltamento da BR-319

A BR-319, rodovia que conecta Porto Velho a Manaus e símbolo da integração da Região Norte, volta a receber asfalto após quatro décadas de abandono.

Deputada Cristiane Lopes vota a favor de vale-refeição para entregadores de aplicativo

Deputada Cristiane Lopes vota a favor de vale-refeição para entregadores de aplicativo

A Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (10), a urgência para apreciação do Projeto de Lei 1.579/2025, que garante alimentação digna a

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)