Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Vale Guaporé: Judiciário atende comunidades quilombolas



Uma equipe da Operação Justiça Rápida Itinerante da comarca de São Francisco do Guaporé (RO), a 700 km da capital rondoniense, atende, a partir desta sexta-feira, (15), as localidades de Santo Antônio e Pedras Negras, ambas de origens quilombolas; além da Vila Fazenda Pau D'óleo. O trabalho no Vale do rio Guaporé é coordenado pelo juiz de direito Marcus Vinícius dos Santos de Oliveira.

Nas localidades são oferecidos serviços de expedição de certidão de nascimento e óbito tardio, cadastro de pessoa física - CPF, carteira de trabalho, certificado de reservista e título eleitoral. De acordo com o magistrado, participarão da operação, membros do Ministério Público, Justiça Eleitoral, agentes de polícia e funcionários da Emater.

Segundo o juiz Marcus Vinícius, a iniciativa do Tribunal de Justiça, por meio da Operação Justiça Rápida Itinerante, promove o acesso à cidadania e ao Judiciário. O juiz destacou a parceria com o município de São Francisco do Guaporé, policiais militares e civis, TRE e o cartório extrajudicial.


Deslocamento

Nesta sexta-feira, a equipe duas horas de carro até a fazenda Nova Vida. De lá, seguirão numa embarcação até Santo Antônio. No sábado, outro deslocamento para chegar até Pedras Negras. A última a receber a operação será a comunidade da Fazenda Pau D'óleo, já no domingo. Ao todo, serão mais de 20 horas de viagem pelo rio Guaporé, em três dias atendimento.


Necessidade

Durante a semana de conciliação, ocorrida em dezembro do ano passado, um líder comunitário de Pedras Negras relatou que a dificuldade de deslocamento e a falta de conhecimento de muitos dos moradores da comunidade em relação ao Judiciário. A distância impede que muitos remanescentes quilombolas tenham acesso até ao registro de nascimento.

De posse dessas informações, o juiz e servidores do Fórum foram até a comunidade e constataram a necessidade de atendimento. Em Pedras Negras, atualmente, vivem cerca de 100 pessoas. Esse é o povoamento mais antigo da região do Vale do Guaporé.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Durante a Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 4.958/2025, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) fez uma fala firme cobrando maior participa

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)