Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Vale Guaporé: Judiciário atende comunidades quilombolas



Uma equipe da Operação Justiça Rápida Itinerante da comarca de São Francisco do Guaporé (RO), a 700 km da capital rondoniense, atende, a partir desta sexta-feira, (15), as localidades de Santo Antônio e Pedras Negras, ambas de origens quilombolas; além da Vila Fazenda Pau D'óleo. O trabalho no Vale do rio Guaporé é coordenado pelo juiz de direito Marcus Vinícius dos Santos de Oliveira.

Nas localidades são oferecidos serviços de expedição de certidão de nascimento e óbito tardio, cadastro de pessoa física - CPF, carteira de trabalho, certificado de reservista e título eleitoral. De acordo com o magistrado, participarão da operação, membros do Ministério Público, Justiça Eleitoral, agentes de polícia e funcionários da Emater.

Segundo o juiz Marcus Vinícius, a iniciativa do Tribunal de Justiça, por meio da Operação Justiça Rápida Itinerante, promove o acesso à cidadania e ao Judiciário. O juiz destacou a parceria com o município de São Francisco do Guaporé, policiais militares e civis, TRE e o cartório extrajudicial.


Deslocamento

Nesta sexta-feira, a equipe duas horas de carro até a fazenda Nova Vida. De lá, seguirão numa embarcação até Santo Antônio. No sábado, outro deslocamento para chegar até Pedras Negras. A última a receber a operação será a comunidade da Fazenda Pau D'óleo, já no domingo. Ao todo, serão mais de 20 horas de viagem pelo rio Guaporé, em três dias atendimento.


Necessidade

Durante a semana de conciliação, ocorrida em dezembro do ano passado, um líder comunitário de Pedras Negras relatou que a dificuldade de deslocamento e a falta de conhecimento de muitos dos moradores da comunidade em relação ao Judiciário. A distância impede que muitos remanescentes quilombolas tenham acesso até ao registro de nascimento.

De posse dessas informações, o juiz e servidores do Fórum foram até a comunidade e constataram a necessidade de atendimento. Em Pedras Negras, atualmente, vivem cerca de 100 pessoas. Esse é o povoamento mais antigo da região do Vale do Guaporé.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo

Gente de Opinião Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)