Quinta-feira, 5 de julho de 2007 - 19h35
O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) e a deputada federal Marinha Raupp (PMDB-RO) pediram mais uma vez em Brasília, às autoridades governamentais, aceleração na liberação da licença ambiental – por parte do IBAMA – para a construção das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, no rio Madeira, em Rondônia.
Em reunião hoje no gabinete da liderança do PMDB, o líder Raupp e a deputada voltaram a destacar ao presidente do IBAMA, Bazileu Alves, a importância das usinas do Madeira para Rondônia, para a região Norte e para o Brasil. “O país precisa de novas usinas hidrelétricas para evitar apagões no futuro”, afirmou o senador. Ele credita que a licença ambiental sairá muito em breve, a tempo de ser cumprido o cronograma estabelecido pelo governo.
O senador Valdir e a deputada se reuniram também nesta quinta-feira com o ministro de Minas e Energia, Nelson José Hubner Moreira. O ministro reconheceu a importância das usinas do Madeira para o Brasil e informou que a licença ambiental do Ibama deverá sair em breve.
Para o senador Raupp e a deputada Marinha Raupp, além de gerar quase 7.000 megawatts de energia elétrica, vão fortalecer a economia de Rondônia com a geração de emprego e renda. “Sem energia elétrica não haverá crescimento econômico do país”, disse ele. Já a deputada Marinha Raupp lembrou que os projetos das usinas do Madeira se constituem em uma das maiores ações do Plano de Aceleração do Crescimento(PAC) proposto pelo Governo Federal e que “nós da bancada federal estamos indo a todos os órgãos governamentais para expor a necessidade de construção desses empreendimentos”.
O ministro interino de Minas e Energia, Nelson Hubner, destacou que a execução das obras das usinas do Madeira é uma prioridade do Governo Federal e que e os técnicos do ministério estão tomando todas as precauções em relação ao impacto ambiental.
O presidente do Comitê Pró-Usinas do Madeira, engenheiro Jorge Luiz, disse que com a construção dessas duas usinas em Porto Velho, o Brasil pode ficar ciente de que o futuro não é só para Rondônia mas para todo o país”.
Fonte: José Ribamar
Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero
A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa
Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid
Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)