Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Valdir Raupp acredita que licença ambiental das usinas do Madeira sairá em breve


O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) e a deputada federal Marinha Raupp (PMDB-RO) pediram mais uma vez em Brasília, às autoridades governamentais, aceleração na liberação da licença ambiental – por parte do IBAMA – para a construção das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, no rio Madeira, em Rondônia.
Em reunião hoje no gabinete da liderança do PMDB, o líder Raupp e a deputada voltaram a destacar ao presidente do IBAMA, Bazileu Alves, a importância das usinas do Madeira para Rondônia, para a região Norte e para o Brasil. “O país precisa de novas usinas hidrelétricas para evitar apagões no futuro”, afirmou o senador. Ele credita que a licença ambiental sairá muito em breve, a tempo de ser cumprido o cronograma estabelecido pelo governo.
O senador Valdir e a deputada se reuniram também nesta quinta-feira com o ministro de Minas e Energia,  Nelson José Hubner Moreira. O ministro reconheceu a importância das usinas do Madeira para o Brasil e informou que a licença ambiental do Ibama deverá sair em breve.
Para o senador Raupp e a deputada Marinha Raupp, além de gerar quase 7.000 megawatts de energia elétrica, vão fortalecer a economia de Rondônia com a geração de emprego e renda. “Sem energia elétrica não haverá crescimento econômico do país”, disse ele.  Já a deputada Marinha Raupp lembrou que os projetos das usinas do Madeira  se constituem em  uma das maiores ações do Plano de Aceleração do Crescimento(PAC) proposto pelo Governo Federal e que “nós da bancada federal estamos indo  a todos os órgãos governamentais para expor a necessidade de construção desses empreendimentos”.
O ministro interino de Minas e Energia, Nelson Hubner, destacou que a execução das obras das usinas do Madeira é uma prioridade do Governo Federal e que e os técnicos do ministério estão tomando todas as precauções em relação ao impacto ambiental. 
O presidente do Comitê Pró-Usinas do Madeira, engenheiro Jorge Luiz, disse que com a construção dessas duas usinas em Porto Velho, o Brasil pode ficar ciente de que o futuro não é só para Rondônia mas para todo o país”.
Fonte: José Ribamar

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes

Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes

O deputado estadual Cirone Deiró apresentou proposta ao Governo do Estado, à Casa Civil e à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento

Cristiane Lopes celebra os 44 anos de Rondônia com investimentos, compromisso e dedicação ao povo do estado

Cristiane Lopes celebra os 44 anos de Rondônia com investimentos, compromisso e dedicação ao povo do estado

Rondônia celebrou, no último dia 4 de janeiro, seus 44 anos de instalação, uma data que simboliza a força de um estado construído por um povo trabal

Assembleia aprova projeto que reorganiza conselhos e instâncias estratégicas do Poder Executivo

Assembleia aprova projeto que reorganiza conselhos e instâncias estratégicas do Poder Executivo

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária, o Projeto de Lei Complementar 114/2025 que promove alteraç

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Foi um ano extraordinário, com investimentos em todas as áreas, principalmente na agricultura, educação, saúde, esporte, infraestrutura, transporte,

Gente de Opinião Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)