Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Usinas prejudicarão população ribeirinha, diz Marina


Na contra-mão do programa fome-zero, usinas do Rio Madeira podem ampliar carência nas populações da Região Norte. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que as duas usinas hidrelétricas previstas para serem construídas na bacia do Rio Madeira trarão grandes impactos ambientais à Região Norte e prejudicarão, principalmente, as populações ribeirinhas. Segundo ela, espécimes como a dourada garantem o sustento de 10 mil famílias no Amazonas.

A afirmação foi dada durante audiência na Comissão da Amazônia, na Câmara dos Deputados para explicar a demora na conclusão dos estudos para a liberação das licenças prévia e ambiental executados pelo  Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama).

Na véspera, o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, afirmou em entrevista a jornalistas que buscará outras fontes para o fornecimento de energia naquela região caso a liberação não seja concedida até maio.

Segundo declarou, se nesse prazo o problema não for solucionado "certamente" o governo buscará uma fonte térmica para substituir a hidráulica.

Em recente estudo, o Ibama recomendou que seja negada a licença prévia para a construção das usinas do Rio Madeira. O órgão argumenta que há um elevado grau de incerteza no processo sobre os impactos ambientais que as obras poderão trazer àquela região.

Há sete anos, a burocracia do governo federal atrasa o início das obras do Gasoduto Urucu-Porto Velho. O empreendimento possibilitará a utilização do gás natural produzido no interior do Amazonas em substituição ao óleo diesel queimado nas termoelétricas da capital do estado para a produção de energia elétrica. O uso do gás natural nas usinas térmicas proporciona o fornecimento de energia mais limpa para a população.   

Fonte: Bianca Lemos

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia discute situação da Estação Ecológica Soldado da Borracha em audiência pública

Assembleia discute situação da Estação Ecológica Soldado da Borracha em audiência pública

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) discutiu na noite da última quarta-feira (17) a situação da Estação Ecológica Soldado da Borracha em C

Em tempo recorde: TSE repele tentativa de cassação do governador de Rondônia

Em tempo recorde: TSE repele tentativa de cassação do governador de Rondônia

Em tempo recorde o TSE jogou um balde de agua fria no grupo político do Senador Marcos Rogério, derrotado na eleição de 2022 para o governo do estad

Deputada Dra. Taíssa realiza sessão solene em homenagem às lideranças indígenas

Deputada Dra. Taíssa realiza sessão solene em homenagem às lideranças indígenas

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) promoveu uma sessão solene na última segunda-feira (15) de voto de louvor para homenagear as lideranças in

Deputado Alex Redano destina emenda para Escola Militar Tiradentes I

Deputado Alex Redano destina emenda para Escola Militar Tiradentes I

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) assinou uma emenda na ordem de R$ 100 mil que será destinado para a reforma da quadra de esporte da

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)