Sexta-feira, 16 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Usinas prejudicarão população ribeirinha, diz Marina


Na contra-mão do programa fome-zero, usinas do Rio Madeira podem ampliar carência nas populações da Região Norte. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que as duas usinas hidrelétricas previstas para serem construídas na bacia do Rio Madeira trarão grandes impactos ambientais à Região Norte e prejudicarão, principalmente, as populações ribeirinhas. Segundo ela, espécimes como a dourada garantem o sustento de 10 mil famílias no Amazonas.

A afirmação foi dada durante audiência na Comissão da Amazônia, na Câmara dos Deputados para explicar a demora na conclusão dos estudos para a liberação das licenças prévia e ambiental executados pelo  Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama).

Na véspera, o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, afirmou em entrevista a jornalistas que buscará outras fontes para o fornecimento de energia naquela região caso a liberação não seja concedida até maio.

Segundo declarou, se nesse prazo o problema não for solucionado "certamente" o governo buscará uma fonte térmica para substituir a hidráulica.

Em recente estudo, o Ibama recomendou que seja negada a licença prévia para a construção das usinas do Rio Madeira. O órgão argumenta que há um elevado grau de incerteza no processo sobre os impactos ambientais que as obras poderão trazer àquela região.

Há sete anos, a burocracia do governo federal atrasa o início das obras do Gasoduto Urucu-Porto Velho. O empreendimento possibilitará a utilização do gás natural produzido no interior do Amazonas em substituição ao óleo diesel queimado nas termoelétricas da capital do estado para a produção de energia elétrica. O uso do gás natural nas usinas térmicas proporciona o fornecimento de energia mais limpa para a população.   

Fonte: Bianca Lemos

Gente de OpiniãoSexta-feira, 16 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano indica recuperação urgente das rodovias RO-459 e RO-457 entre Alto Paraíso e Ariquemes

Deputado Alex Redano indica recuperação urgente das rodovias RO-459 e RO-457 entre Alto Paraíso e Ariquemes

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual solicitando, com urgência, a manutenção e recuperaçã

Deputado Alex Redano indica obras urgentes na estrada que liga Nova Mamoré a Nova Dimensão

Deputado Alex Redano indica obras urgentes na estrada que liga Nova Mamoré a Nova Dimensão

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo de Rondônia, com cópia ao Departamento Estadual de Estradas de Rodage

Deputado Alex Redano solicita melhorias urgentes na RO-458, importante ligação entre Alto Paraíso e Porto Velho

Deputado Alex Redano solicita melhorias urgentes na RO-458, importante ligação entre Alto Paraíso e Porto Velho

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual solicitando, com urgência, a execução de serviços de

Assembleia inicia planejamento para participação na 13ª Rondônia Rural Show

Assembleia inicia planejamento para participação na 13ª Rondônia Rural Show

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou a primeira reunião para organizar a participação do Poder Legislativo na 13ª edição da Rondôn

Gente de Opinião Sexta-feira, 16 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)