Domingo, 29 de abril de 2007 - 09h40
Na contra-mão do programa fome-zero, usinas do Rio Madeira podem ampliar carência nas populações da Região Norte. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que as duas usinas hidrelétricas previstas para serem construídas na bacia do Rio Madeira trarão grandes impactos ambientais à Região Norte e prejudicarão, principalmente, as populações ribeirinhas. Segundo ela, espécimes como a dourada garantem o sustento de 10 mil famílias no Amazonas.
A afirmação foi dada durante audiência na Comissão da Amazônia, na Câmara dos Deputados para explicar a demora na conclusão dos estudos para a liberação das licenças prévia e ambiental executados pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama).
Na véspera, o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, afirmou em entrevista a jornalistas que buscará outras fontes para o fornecimento de energia naquela região caso a liberação não seja concedida até maio.
Segundo declarou, se nesse prazo o problema não for solucionado "certamente" o governo buscará uma fonte térmica para substituir a hidráulica.
Em recente estudo, o Ibama recomendou que seja negada a licença prévia para a construção das usinas do Rio Madeira. O órgão argumenta que há um elevado grau de incerteza no processo sobre os impactos ambientais que as obras poderão trazer àquela região.
Há sete anos, a burocracia do governo federal atrasa o início das obras do Gasoduto Urucu-Porto Velho. O empreendimento possibilitará a utilização do gás natural produzido no interior do Amazonas em substituição ao óleo diesel queimado nas termoelétricas da capital do estado para a produção de energia elétrica. O uso do gás natural nas usinas térmicas proporciona o fornecimento de energia mais limpa para a população.
Fonte: Bianca Lemos
Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Cristiane Lopes articula com DNIT recuperação de rodovias federais estratégicas em Rondônia
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma audiência com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de T

CCJR retoma reuniões com discussão e aprovação de projetos
A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) retomou as reuniões nesta terça-feira (10). Durante o encontro, os parlamentares discutiram

A ampliação do serviço de hemodiálise na Santa Casa de Sobral, que passou a atender mais de 350 pacientes de toda a região Norte do Ceará e se tornou

Saúde mental é foco da Procuradoria Especial da Mulher na edição do Dia Delas em Jaru
A Câmara Municipal de Jaru realizou, no último sábado (7), a 2ª edição do Dia Delas. O evento foi organizado pela Procuradoria Especial da Mulher do
Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)