Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

USINAS DO MADEIRA: Professor Dantas questiona impactos ambientais em Guajará-Mirim


Durante sessão especial realizada no plenário da Assembléia Legislativa de Rondônia, na manhã de quarta-feira (20), para palestra sobre a Construção das Usinas de Jirau e de Santo Antônio, no rio madeira, o deputado professor Dantas (PT) fez questionamentos em relação ao impacto ambiental na cidade de Guajará Mirim e região.

O deputado relatou que durante um simpósio realizado na cidade de guajará, na última sexta-feira (15.06), realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação (SINTERO), Sindicato dos Servidores Federais (SINDSEF), Partido dos Trabalhadores (PT) e Universidade Federal de Rondônia, onde foram discutidos os principais pontos sobre a construção das hidrelétricas do madeira, como a geração de emprego e renda, os benefício e prejuízos que o empreendimento pode causar na cidade entre outros temas.

Durante o simpósio o deputado disse que inúmeras dúvidas dos moradores, acadêmicos, empresários e comerciantes surgiram em relação aos alagamentos na região. O morador Dulcio, que mora na cidade, mas tem uma chácara às margens do rio, questionou essa possibilidade, já que está fazendo investimentos no local e tem medo de perder tudo com o possível alagamento do local.

Na Sessão Especial que trouxe até o plenário da casa de leis o Diretor Administrativo da Odebrecht, José Bonifácio Pinto Junior e o Diretor de Meio Ambiente Sérgio Leão, o deputado Dantas fez os questionamentos e obteve como reposta dos engenheiros que de acordo com estudos de impacto ambiental realizados pela Odebrecht, o município de Guajará-mirim e grande região que engloba Fortaleza do Abunã, Abunã e Nova Mamoré não serão atingidos, até porque Guajará está há mais de 100 quilômetros do local onde as Usinas serão construídas. E que um outro estudo que ainda está em andamento mostra que em relação às cheias, os testes comprovam que nenhuma mudança irá ocorrer na região mesmo com os reservatórios cheios. “Vários níveis foram estudados e nenhum deles fez diferença em relação ao nível do rio”, concluiu o diretor de Meio Ambiente da empresa.

“Me sinto no dever de perguntar sobre esses pontos, já que fui questionado pelos moradores de lá. Diante disso temos a obrigação de mostrar aquela população que esse problema de alagação não vai acontecer e que todos podem ficar despreocupados”, finalizou Dantas.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Saúde condiciona votação da LOA 2026 a avanço no PCCR dos servidores da saúde

Comissão de Saúde condiciona votação da LOA 2026 a avanço no PCCR dos servidores da saúde

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) discutiu, mais uma vez, a atualização do Plano

STF atende pedido da Casa de Leis e suspende operações federais em reservas estaduais

STF atende pedido da Casa de Leis e suspende operações federais em reservas estaduais

O Supremo Tribunal Federal (STF) acatou um pedido da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) e determinou a suspensão de operações de órgãos fede

Deputada federal Cristiane Lopes fortalece políticas sociais com entrega de caminhonete em Cacaulândia

Deputada federal Cristiane Lopes fortalece políticas sociais com entrega de caminhonete em Cacaulândia

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Cacaulândia (RO) recebeu, após 18 anos de espera, uma caminhonete totalmente equipada para fortalece

Assembleia Legislativa inicia elaboração de planejamento estratégico e convida sociedade a participar

Assembleia Legislativa inicia elaboração de planejamento estratégico e convida sociedade a participar

A Assembleia Legislativa de Rondônia está lançando, por meio da Comissão de Trabalho Temporária Para Elaboração do Planejamento Estratégico da Casa

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)