Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

USINAS DO MADEIRA: Furnas e Odebrecht fizeram estudos sobre potencial do Madeira gerar energia


Lana Cristina
Agência Brasil


Brasília - Os estudos sobre a possibilidade do Rio Madeira gerar energia elétrica e do impacto ambiental das hidrelétricas foram feitos por um consórcio formado pela estatal de energia Furnas e pela construtora Norberto Odebrecht.

O consórcio entregou o Estudo de Impacto Ambiental (EIA/Rima), um relatório com o resultado dos estudos, em setembro do ano passado. Depois disso, o Ibama realizou as audiências públicas, que chegaram a ser suspensas pela Justiça, que concedeu liminar ao Ministério Público Federal e ao Ministério Público de Rondônia.

“Dois promotores entenderam que não havia informações suficientes para que as audiências se realizassem. Depois, o Tribunal Regional Federal suspendeu a liminar e as audiências foram realizadas”, segundo o coordenador de Planejamento e Gestão do MP do estado, Marcos Tessila

Passada a fase das audiências, nas quais o Ibama colheu informações sobre a população local e a região, o processo entrou na etapa de análise técnica pela equipe de licenciamento ambiental.

Se sair a licença, o ministério de Minas e Energia e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) organizam o leilão para escolher o empreendedor que vai construir as usinas. De acordo com o secretário-executivo do ministério, Nelson Hubner, se a licença sair em fevereiro, a data mais próxima para realização do leilão é julho.

“Quem ganhar o leilão, vai ter que seguir as condicionantes que o órgão ambiental estipular e, a partir daí, montar os Projetos Básicos Ambientais. Os PBA’s têm que atender as condições. Depois que os projetos ambientais forem analisados e aprovados, o órgão ambiental concede a licença de instalação, que permite começar a obra”, explicou. 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Visitando a região do Cone Sul do Estado, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) reforçou o compromisso com as forças de segurança, saúde e parabenizou

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)