Segunda-feira, 9 de outubro de 2006 - 07h37
Lúcio Albuquerque
A questão da construção das usinas hidrelétricas do Rio Madeira entrou entre os temas em debate na noite deste domingo pelos candidatos a presidente da República Geraldo Alckmin e Luiz Lula.
Lula foi reticente sobre o tema, parecendo nem querer falar do assunto quando a questão energética foi discutida, mas Alckmin foi mais adiante inclusive citando o item ambiental, parecendo assumir o compromisso de que as duas usinas podem ter chance de serem construídas caso seja ele o eleito.
As usinas do Rio Madeira foi um dos temas prediletos do prefeito Roberto Sobrinho, quando candidato em 2004, ocasião em que ele chegou a dizer que, se eleito havia o compromisso do presidente Lula para construir a obra que geraria 10 mil empregos.
O modelo questionado
O debate promovido pela TV-Bandeirantes, no formato realizado, gerou posições diferentes entre várias pessoas ouvidas sobre o evento. Para a empresária Rose Nogueira Chagas, "importante que fossem feitas mais perguntas por parte de jornalistas porque trouxeram para o público temas realmente de interesse nacional".
Essa também é a opinião do presidente seccional da OAB Orstes Muniz para quem, além disso, seria preciso haver mais blocos para que segemntos da sociedade pudessem perguntar e colocar temas em discussão.
A professora Michelle Yara é, também, favorável a que haja mais perguntas de segmentos sociais. "A TV tinha condição de evitar perguntas sem fundamentação, mas deixar que a sociedade também fosse ouvida".
O jornalista Luiz Carlos Araújo prefere o modelo atual, "porque isso permite o contato direto entre os candidatos e se evita perguntas que possam ser direcionadas".
O cientista político João Paulo Viana é a favor de um novo formato, "onde se deixe espaço para os candidatos se questionarem mas, também, que haja perguntas de jornalistas".
Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval
Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária
O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo

Já está disponível na conta da Fundação Pio XII - Hospital de Amor o recurso no valor de R$ 10 milhões, empenhado pelo deputado estadual Laerte Gome
Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)