Segunda-feira, 9 de outubro de 2006 - 07h37
Lúcio Albuquerque
A questão da construção das usinas hidrelétricas do Rio Madeira entrou entre os temas em debate na noite deste domingo pelos candidatos a presidente da República Geraldo Alckmin e Luiz Lula.
Lula foi reticente sobre o tema, parecendo nem querer falar do assunto quando a questão energética foi discutida, mas Alckmin foi mais adiante inclusive citando o item ambiental, parecendo assumir o compromisso de que as duas usinas podem ter chance de serem construídas caso seja ele o eleito.
As usinas do Rio Madeira foi um dos temas prediletos do prefeito Roberto Sobrinho, quando candidato em 2004, ocasião em que ele chegou a dizer que, se eleito havia o compromisso do presidente Lula para construir a obra que geraria 10 mil empregos.
O modelo questionado
O debate promovido pela TV-Bandeirantes, no formato realizado, gerou posições diferentes entre várias pessoas ouvidas sobre o evento. Para a empresária Rose Nogueira Chagas, "importante que fossem feitas mais perguntas por parte de jornalistas porque trouxeram para o público temas realmente de interesse nacional".
Essa também é a opinião do presidente seccional da OAB Orstes Muniz para quem, além disso, seria preciso haver mais blocos para que segemntos da sociedade pudessem perguntar e colocar temas em discussão.
A professora Michelle Yara é, também, favorável a que haja mais perguntas de segmentos sociais. "A TV tinha condição de evitar perguntas sem fundamentação, mas deixar que a sociedade também fosse ouvida".
O jornalista Luiz Carlos Araújo prefere o modelo atual, "porque isso permite o contato direto entre os candidatos e se evita perguntas que possam ser direcionadas".
O cientista político João Paulo Viana é a favor de um novo formato, "onde se deixe espaço para os candidatos se questionarem mas, também, que haja perguntas de jornalistas".
Domingo, 26 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) comemorou a publicação, no Diário Oficial dos Municípios de Rondônia desta sexta-feira, 24 de outubro de 2025, do q

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 0805034-60.202

Deputada federal Cristiane Lopes leva mais oportunidades de capacitação para Vale do Anari
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) realizou a entrega de uma Sala de Cursos de Capacitação totalmente mobiliada e equipada com comput

A Comissão de Agropecuária e Política Rural da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) abriu espaço na tarde desta terça-feira (21) para um deb
Domingo, 26 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)