Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Usinas do Madeira entraram no debate


Lúcio Albuquerque

A questão da construção das usinas hidrelétricas do Rio Madeira entrou entre os temas em debate na noite deste domingo pelos candidatos a presidente da República Geraldo Alckmin e Luiz Lula.

Lula foi reticente sobre o tema, parecendo nem querer falar do assunto quando a questão energética foi discutida, mas Alckmin foi mais adiante inclusive citando o item ambiental, parecendo assumir o compromisso de que as duas usinas podem ter chance de serem construídas caso seja ele o eleito.

As usinas do Rio Madeira foi um dos temas prediletos do prefeito Roberto Sobrinho, quando candidato em 2004, ocasião em que ele chegou a dizer que, se eleito havia o compromisso do presidente Lula para construir a obra que geraria 10 mil empregos.

O modelo questionado
 
O debate promovido pela TV-Bandeirantes, no formato realizado, gerou posições diferentes entre várias pessoas ouvidas sobre o evento. Para a empresária Rose Nogueira Chagas, "importante que fossem feitas mais perguntas por parte de jornalistas porque trouxeram para o público temas realmente de interesse nacional".

Essa também é a opinião do presidente seccional da OAB Orstes Muniz para quem, além disso, seria preciso haver mais blocos para que segemntos da sociedade pudessem perguntar e colocar temas em discussão.

A professora Michelle Yara é, também, favorável a que haja mais perguntas de segmentos sociais. "A TV tinha condição de evitar perguntas sem fundamentação, mas deixar que a sociedade também fosse ouvida".

O jornalista Luiz Carlos Araújo prefere o modelo atual, "porque isso permite o contato direto entre os candidatos e se evita perguntas que possam ser direcionadas".

O cientista político João Paulo Viana é a favor de um novo formato, "onde se deixe espaço para os candidatos se questionarem mas, também, que haja perguntas de jornalistas".

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)