Porto Velho (RO) quarta-feira, 20 de junho de 2018
×
Gente de Opinião

Política

Usinas do Madeira entraram no debate


Lúcio Albuquerque

A questão da construção das usinas hidrelétricas do Rio Madeira entrou entre os temas em debate na noite deste domingo pelos candidatos a presidente da República Geraldo Alckmin e Luiz Lula.

Lula foi reticente sobre o tema, parecendo nem querer falar do assunto quando a questão energética foi discutida, mas Alckmin foi mais adiante inclusive citando o item ambiental, parecendo assumir o compromisso de que as duas usinas podem ter chance de serem construídas caso seja ele o eleito.

As usinas do Rio Madeira foi um dos temas prediletos do prefeito Roberto Sobrinho, quando candidato em 2004, ocasião em que ele chegou a dizer que, se eleito havia o compromisso do presidente Lula para construir a obra que geraria 10 mil empregos.

O modelo questionado
 
O debate promovido pela TV-Bandeirantes, no formato realizado, gerou posições diferentes entre várias pessoas ouvidas sobre o evento. Para a empresária Rose Nogueira Chagas, "importante que fossem feitas mais perguntas por parte de jornalistas porque trouxeram para o público temas realmente de interesse nacional".

Essa também é a opinião do presidente seccional da OAB Orstes Muniz para quem, além disso, seria preciso haver mais blocos para que segemntos da sociedade pudessem perguntar e colocar temas em discussão.

A professora Michelle Yara é, também, favorável a que haja mais perguntas de segmentos sociais. "A TV tinha condição de evitar perguntas sem fundamentação, mas deixar que a sociedade também fosse ouvida".

O jornalista Luiz Carlos Araújo prefere o modelo atual, "porque isso permite o contato direto entre os candidatos e se evita perguntas que possam ser direcionadas".

O cientista político João Paulo Viana é a favor de um novo formato, "onde se deixe espaço para os candidatos se questionarem mas, também, que haja perguntas de jornalistas".

Mais Sobre Política

Desembargadores do TJ-RO explicam sobre mudanças administrativas

Possibilidade de convocação de aprovados no concurso fica para o próximo ano

Reoneração da Folha de Pagamentos

Reoneração da Folha de Pagamentos

*Reoneração da Folha de PagamentosPara pôr fim à greve dos caminhoneiros que, recentemente, paralisou o país, o governo federal - com o apoio do Poder

Cristiane Lopes volta a rua São Miguel e cobra providências urgentes

Cristiane Lopes volta a rua São Miguel e cobra providências urgentes

A vereadora Cristiane Lopes (PP) continua lutando para que os moradores da rua São Miguel e da 4ª Etapa do Bairro Cohab tenham o tão sonhado asfalto e