Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

USINAS DO MADEIRA: Ambientalistas criticam estudo de impacto


Ambientalistas criticam estudo de impacto de usinas no Madeira apresentado por consórcio

Lana Cristina 
Agência Brasil

Brasília - Críticas não faltam ao Estudo de Impacto Ambiental (EIA/Rima) feito pelo consórcio Furnas/Odebrecht das usinas Santo Antonio e Jirau, no Rio Madeira.

Várias organizações ambientalistas têm se manifestado contra o documento, entre elas o Instituto Madeira Vivo, criado para aprofundar e disseminar as informações sobre o impacto das obras.

Um dos coordenadores do instituto, o pesquisador em Energias Renováveis Iremar Antônio Ferreira, aponta o que considera a maior falha dos estudos do consórcio: a restrição da área de abrangência.

"Só fizeram estudo de 290 quilômetros e a bacia tem uma amplitude de mais de 1 milhão de quilômetros, o que significa a necessidade de um estudo amplo. O projeto visa à integração regional, tanto que é chamado de Complexo do Madeira", lembrou Ferreira.

O ambientalista está certo de que o projeto tem por objetivo tornar navegável o trecho que vai até a Bolívia, criando um corredor de exportação, pelo Pacífico, para a soja produzida no Centro-Oeste.

O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Nelson Hubner, disse que as hidrovias são fundamentais para o deslocamento na região, mas que no momento atual do processo de licenciamento das usinas do Madeira, eclusas não estão programadas. São as eclusas que permitem transpor obstáculos, como cachoeiras e corredeiras, para que as embarcações naveguem.

"O custo de uma eclusa não pode ser colocado no custo de geração de energia porque haveria uma sobrecarga para o consumidor", observou.

Ferreira contesta a exclusão das eclusas do projeto. "O EIA, que é a peça técnica para discussão com a sociedade traz as eclusas. Se dizem que não está em discussão, porque elas estão no documento"?

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Na Comissão de Viação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Na Comissão de Viação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Nesta quarta-feira (17), a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) deu um passo importante na Comissão de Viação e Transporte da Câmara Fede

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)