Quinta-feira, 30 de novembro de 2006 - 05h35
Manifesto protocolado pela direção da União Nacional dos Estudantes UNE RO/AC, na Audiência Pública realizada pelo Ibama no distrito de Abunã, nesta quarta-feira, 29, sobre as Hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau:
UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES UNE
Direção Rondônia/Acre
Mais do que o órgão de representação dos estudantes universitários, a União Nacional dos Estudantes (UNE) é uma das principais organizações da sociedade civil brasileira, com uma bela história de lutas e conquistas ao lado do povo brasileiro. Estivemos presentes nos principais acontecimentos políticos, sociais e culturais do Brasil. Desde a luta pelo fim da ditadura do Estado Novo, atravessando a luta do desenvolvimento nacional, a exemplo da campanha do Petróleo, os anos de chumbo do regime militar, as Diretas Já e o impeachment do presidente Collor. Da mesma forma, foi um dos principais focos de resistência às privatizações e ao neoliberalismo que marcou a Era FHC.
Regionalmente também estivemos presentes em momentos importantes e decisivos de nossa história política, a exemplo do recente escândalo da corrupção envolvendo membros dos três Poderes, onde através de nossa atuação juntamente com outras entidades conseguimos mobilizar milhares de pessoas em torno de dessa causa.
Dando continuidade a esse histórico de luta e ao nosso comprometimento com a sociedade rondoniense, a UNE não poderia deixar de estar inserida nos debates a respeito do Complexo do Madeira. Depois de participarmos ativamente de uma série de debates e estudos sobre o empreendimento, avaliando os pontos positivos e negativos, nos sentimos credenciados a dizer que tal empreendimento é de fundamental importância para o desenvolvimento do nosso Estado. Estado esse que nos apresenta na atual conjuntura uma realidade cruel para com o nosso povo, privando-os do acesso à educação, saúde, saneamento básico, emprego, segurança, cultura e lazer, coisas que a constituição nos assegura, porém não é executada. Ao pautarmos isso, não estamos representando interesses pessoais, e sim coletivos, diferentemente de algumas organizações, a exemplo das ONG's que na maioria delas são financiadas e patrocinadas por interesses econômicos internacionais que visam mais a privatização e internacionalização de nossas riquezas do que a preservação dela. Diante disso, tentam a todo custo desesperadamente evitar que uma grande oportunidade como esta que se apresenta de desenvolver o nosso Estado.
OZANIR SILVA
DIRETOR REGIONAL RO/AC
Segunda-feira, 24 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Bolsonaro preso: Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar
Em decisão publicada neste sábado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes rejeitou o pedido feito pela defesa do ex-presiden

Deputada Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) marcou presença em um momento histórico para o município de Candeias do Jamari: a inauguração da Procur

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025
A Assembleia Legislativa de Rondônia está promovendo a Gincana dos Estagiários 2025 – Jornada do Saber: “Transformando Conhecimento em Ação”. A inic

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar
Segunda-feira, 24 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)