Porto Velho (RO) sábado, 14 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Uma reforma política urgente foi defendida pelo Presidente do TRE


 

Na manhã desta terça-feira (26), houve um grande e saudável debate acerca do atual estágio da política brasileira e de como transformá-la através de um voto livre e consciente. Isso ocorreu durante a Audiência Pública Eleitoral realizada no auditório do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia.

A abertura dos trabalhos ficou a cargo do Presidente do TRE-RO, Desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes. Compuseram a mesa ao lado do Desembargador Cássio, a Vice-Presidente e Corregedora deste Regional Ivanira Feitosa Borges, os Juízes Eleitorais Raduan Miguel Filho (Presidente da Associação dos Magistrados de Rondônia –AMERON), Alexandre Miguel, Rosemeire Conceição dos Santos Pereira de Souza, Tânia Mara Guirro e Sérgio Willian Domingues Teixeira, o Promotor Eleitoral Cláudio Wolff Harger, o Presidente da OAB/RO, Advogado Hélio Vieira da Costa, e representantes das Polícias Federal e Militar.

O Presidente do Regional focou o seu discurso no grave problema que macula a política, que é a corrupção eleitoral. “Quando ocorre a compra de votos, há corrupção dos dois lados, por parte de quem vende e de quem compra”, disse ele.

“O que vende o voto, muitas vezes o fez para matar a fome da família, já o que compra deixa com fome muitas famílias”, sustentou o Desembargador Cássio, ao defender o “Voto Livre e Consciente”, lema da Campanha “Eleições Limpas” promovida pela Associação dos Magistrados Brasileiros - AMB e Tribunal Superior Eleitoral -TSE. 

Ao defender o valor e o peso do voto, o Presidente da AMERON, Juiz Raduan Miguel, disse que: “O eleitor deve escolher seu candidato como se estivesse escolhendo um filho, isto é, algo que terá ao seu lado por muito tempo, devendo, portanto, fazer essa escolha com muito critério”.

Também fez parte das atividades, uma apresentação sobre a “Confiabilidade da Urna Eletrônica”. O palestrante foi o Secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RO, Eduardo Gil Tivanello.

“É necessária uma reforma política urgente no Brasil, com uma legislação mais dura capaz de impedir os desmandos e imoralidade, atualmente, amparados pela lei”, desabafou o Desembargador Cássio.

Vários representantes de outras instituições públicas, entidades sociais e a população em geral atenderam o chamado da Justiça Eleitoral. Na ocasião, tiveram a oportunidade de fazer perguntas, expressar suas indignações com os  atuais representantes do povo, e até apresentar denúncias de ilícitos eleitorais.

A Audiência Pública Eleitoral realizada nesta terça faz parte da Campanha “Eleições Limpas”, que tem como objetivo o estreitamento dos laços entre a Justiça Eleitoral e a sociedade, estimulando um comportamento ético e fiscalizador do cidadão ao votar.

Durante o evento, todos os participantes receberam um exemplar da “Cartilha do Eleitor”, que contém informações sobre o exercício do direito ao voto livre e consciente, visando conscientizar os eleitores da importância do voto e do seu papel na fiscalização do pleito para que seja cada vez mais um processo limpo e transparente, sem coação ou qualquer tipo de constrangimento.

Um jingle de repúdio à venda do voto foi ouvido pelos presentes no início e ao final das atividades. O jingle pode ser ouvido através do link: http://www.mcce.org.br/materiais/votonaotempreco.mp3

Fonte: TRE-RO

 

Mais Sobre Política

Importante conquista para Rondônia: Presidente Bolsonaro assina MP da Regularização Fundiária.

Importante conquista para Rondônia: Presidente Bolsonaro assina MP da Regularização Fundiária.

Para o presidente Jair Bolsonaro e o governador Marcos Rocha o objetivo da Medida Provisória é a de simplificar e modernizar o processo. Ao todo, ma

Assembleia Legislativa limpa a pauta antes de aprovar o Orçamento 2020

Assembleia Legislativa limpa a pauta antes de aprovar o Orçamento 2020

Na sessão ordinária e nas extraordinárias realizadas na tarde desta terça-feira (10), além de aprovar o Orçamento 2020 e apreciar os vetos do Execut

 Vereadora Cristiane Lopes e SINJOR realizam evento sobre medida que extingue registro profissional

Vereadora Cristiane Lopes e SINJOR realizam evento sobre medida que extingue registro profissional

Jornalistas de Porto Velho reuniram-se na Câmara Municipal de Porto Velho, para discutir os efeitos da Medida Provisória 905/2019, que extingue a

Governo atende pedido do deputado Adelino Follador e abre processo seletivo na Idaron

Governo atende pedido do deputado Adelino Follador e abre processo seletivo na Idaron

O pedido foi apresentado ao governador Marcos Rocha (PSL) pelo deputado Adelino Follador (DEM), após visitas nas sedes das Agências de Defesa Sanitári