Porto Velho (RO) domingo, 22 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Últimos preparativos do TRE-RO


Últimos preparativos do TRE-RO - Gente de Opinião Últimos preparativos do TRE-RO - Gente de Opinião

 
Desde as primeiras horas de hoje (2), a movimentação nas dependências do TRE é grande. Nessa reta final, “rumo às eleições” as últimas etapas de preparação das eleições são tomadas.

Cartórios

Os Cartórios de todo o Estado estão mobilizados para os últimos ajustes na preparação das eleições de amanhã.

Como exemplo das muitas atividades realizadas podemos citar a 1ª Zona Eleitoral de Guajará-Mirim. Às 13h e 30min de hoje, as urnas eletrônicas destinadas às aldeias indígenas de Rio Negro Ocaia e Santo André partiram de Guajará transportadas por uma aeronave da Aeronáutica. O tempo de vôo foi de uma hora e as urnas, que atenderão 555 eleitores das duas aldeias, foram instaladas com sucesso. Quanto às urnas destinadas ao Distrito de Surpresa, que fica a 6 horas de barco pelo Rio Guaporé e tem 600 eleitores aptos a votar, partiram de voadeira levando mesários e policiais federais.

Em Costa Marques o transporte do material para o Distrito de Pedras Negras sairá na madrugada de amanhã, na mesma aeronave.

Votação Paralela

Em cerimônia realizada às 9 horas de hoje (2), no auditório do TRE, foram sorteadas duas urnas eletrônicas para serem auditadas. A primeira urna pertencente à seção 21, do Centro de Ensino Supletivo da 07ª Zona Eleitoral de Ariquemes foi trazida de carro por um escolta da Polícia Rodoviária Federal. A segunda urna estava preparada para funcionar na seção 34 da 20ª Zona Eleitoral, no colégio Rio Branco.

Os trabalhos da auditoria serão executados por uma Comissão Presidida pelo Dr. José Robles e acompanhados por uma equipe de auditores externos, contratados pelo TSE.

A votação paralela é uma sistemática simples de auditoria das urnas eletrônicas e tem como objetivo comprovar o correto funcionamento dos seus programas. O procedimento da Votação Paralela, como o próprio nome já incita, consiste, basicamente, na inserção de votos em duas urnas previamente sorteadas, uma da capital e outra do interior. As cédulas com os votos foram preenchidas por alunos do colégio Major Guapindaia, no dia 30/09.

Cerimônia de oficialização do sistema apurador

Sob a presidência do Desembargador Rowilson Teixeira, às 16horas de hoje, deu-se início à cerimônia de oficialização do Sistema de Totalização das Eleições 2010 no Estado de Rondônia. Compareceram à solenidade o Juiz João Adalberto Castro Alves, Desembargadora Presidente Zelite Andrade Carneiro, Procurador Regional Eleitoral Heitor Alves Soares, Diretora-Geral do TRE/RO Elizeth Afonso de Mesquita, e outros Secretários, Coordenadores e Chefes de Seção do TRE. Embora devidamente intimados, os representantes partidários não compareceram.

Após abrir o envelope, contendo senha própria fornecida pelo TSE, o Presidente da Comissão Apuradora deu início ao procedimento de oficialização do sistema mediante a digitação da referida senha. Oficializado o sistema, foi emitido o relatório de zerésima, no qual constam todos os dados dos candidatos concorrentes nas eleições de 2010, bem como a indicação da inexistência de votos aos candidatos. Logo em seguida, o relatório de zerésima foi rubricado pelos presentes.

Imprensa

Cinco equipes de TV, seis de Rádio, 14 Sites e 3 Jornais Impressos farão a cobertura ao vivo das eleições no interior do prédio do Tribunal Eleitoral de Rondônia. Ao longo desta semana, as emissoras se prepararam para transmitir esse grande evento da Democracia. Mais de 130 profissionais da imprensa rondoniense estão credenciados para cobrir as eleições nas dependências do TRE-RO.

Fonte: Jaqueline Machado
 

Mais Sobre Política

Presidente Laerte Gomes anuncia R$ 800 mil para construção de UBS durante visita ao frigorífico Rio Beef

Presidente Laerte Gomes anuncia R$ 800 mil para construção de UBS durante visita ao frigorífico Rio Beef

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Laerte Gomes (PSDB), visitou na manhã desta sexta-feira as instalações do frigorífico Rio Beef e an

Vereadora Cristiane Lopes cobra solução para os problemas do Transporte Coletivo

Vereadora Cristiane Lopes cobra solução para os problemas do Transporte Coletivo

Desde o início do seu mandato, a vereadora Cristiane Lopes (PP) tem cobrado uma solução definitiva para os problemas do Transporte Coletivo da Cap

Presidente Laerte Gomes e governador Marcos Rocha visitam obras do Anel Viário de Ji-Paraná

Presidente Laerte Gomes e governador Marcos Rocha visitam obras do Anel Viário de Ji-Paraná

O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) e o governador Marcos Rocha (PSL) visitaram nesta quarta-feira (18) o canteiro de obras

Deputado Cirone Deiró disse que abertura de CPI para fiscalizar Energisa responde clamor da sociedade

Deputado Cirone Deiró disse que abertura de CPI para fiscalizar Energisa responde clamor da sociedade

“A Energisa submeteu os rondonienses a uma crise energética sem precedentes. Os prejuízos estão sendo contabilizados em todos os segmentos da econom