Segunda-feira, 20 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

UHE Jirau: Testes do projeto feijão com arroz constatam viabilidade do cultivo


Atualmente há experimentação com espécies variadas de banana, mas já foram selecionadas para testes, frutas como açaí, abacaxi e pupunha. Dessa forma, o Projeto Feijão com Arroz, desenvolvido pela Energia Sustentável do Brasil (ESBR) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária de Rondônia (Embrapa-RO), expande suas atividades na área do Reassentamento Rural Coletivo, da Usina Hidrelétrica Jirau.

Segundo Marco Canedo, coordenador de Meio Ambiente e Socioeconomia da ESBR, o Projeto tem como objetivo proporcionar suporte tecnológico para o cultivo de frutas e outros tipos de alimentos na área de influência da Usina Jirau. Portanto, os experimentos da Embrapa-RO feitos no Reassentamento Rural Coletivo, irão constatar os tipos de culturas alimentares que melhor se adaptam à região, facilitando a vida do produtor. Estão previstos também, testes de viabilidade do plantio de café e melhorias das técnicas do plantio de mandioca e pecuária leiteira.

No final de outubro, no auditório do Centro Cultural em Nova Mutum Paraná, os reassentados participaram de palestra, na qual, foram informados sobre os objetivos e as ações do Projeto. Na ocasião, o chefe-geral da Embrapa-RO, César Augusto Teixeira esclareceu que mediante técnicas adequadas, dedicação e cuidados especiais, será possível obter resultados satisfatórios na produção. Segundo Teixeira, os profissionais da Assistência Técnica e Social da ESBR receberão treinamento contínuo para utilização de métodos específicos. E os reassentados receberão todas as informações e suporte necessário.

O produtor rural e reassentado Jesse Bezerra Paiva, participou da palestra e disse que até então não compreendia muito bem o Projeto Feijão com Arroz e o trabalho desenvolvido pela Embrapa. Agora, sabe que são estudos e testes importantes em benefício da produção do Reassentamento Rural. “Os experimentos trarão benefícios a longo prazo e vão ajudar inclusive para que não tenhamos prejuízos com doenças na plantação”, disse Paiva.

Fonte: Ascom


 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 20 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa celebra 42 anos com serviços à população, esporte e resgate da memória legislativa

Assembleia Legislativa celebra 42 anos com serviços à população, esporte e resgate da memória legislativa

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) celebrou neste domingo (19) seus 42 anos de existência, com uma programação que uniu cidadania, espor

Luiz Paulo da Agricultura é cotado para disputar vaga na Câmara Federal em 2026

Luiz Paulo da Agricultura é cotado para disputar vaga na Câmara Federal em 2026

O secretário de Agricultura de Rondônia, Luiz Paulo, é apontado como um dos nomes fortes que podem disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas ele

Projeto Levando Saúde, do deputado Alex Redano, já é uma realidade com mais de 8 mil atendimentos

Projeto Levando Saúde, do deputado Alex Redano, já é uma realidade com mais de 8 mil atendimentos

O maior projeto de atendimento à saúde já desenvolvido por um parlamentar em Rondônia foi lançado na manhã desta quinta-feira (16) pelo presiden

Nota de Esclarecimento da Alero sobre a Operação Ouro de Areia

Nota de Esclarecimento da Alero sobre a Operação Ouro de Areia

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) informa que está acompanhando a operação deflagrada pela Polícia Civil nesta sexta-feira (17)

Gente de Opinião Segunda-feira, 20 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)