Segunda-feira, 17 de maio de 2010 - 14h19
A UGT –União Geral dos Trabalhadores participou do Seminário Estadual de Divulgação do 4º Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODM, realizado no Rondon Palace Hotel, no dia 13 de maio, que teve o objetivo de aumentar o número de filiados a ODM para garantir o sucesso desse grande projeto humanitário que tem oito iniciativas.
São elas:
A participação social tem sido fundamental para o alcance desses objetivos, já que a sociedade civil ajuda a zelar pela justiça e equidade que devem nortear as políticas públicas. Além disso, a participação, a democracia e os direitos humanos são elementos-chave da Declaração do Milênio, e os ODM foram estipulados justamente para assegurar o direito de todos no desenvolvimento.
O presidente da UGT-RO, Dênis de Oliveira, disse que a participação de todos é de grande importância para o sucesso e o alcance dos objetivos. “Incentivar, valorizar e dar maior visibilidade a práticas bem sucedidas que seja referência de política pública para a sociedade e os governos, é importante que governos municipais e organizações da sociedade civil se engajem neste projeto de muita grandeza, e a UGT estará apoiando e participando da ODM”, afirmou Dênis.
Segundo o assessor da Secretaria Nacional de Estudos e Pesquisas Político-Institucionais da Presidência da República, Ubirajara Augusto, o governo federal assumiu o compromisso de trabalhar para que as Metas do Milênio sejam alcançadas. Diante disso, foi criado o movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, onde reúne representantes de diversos setores da sociedade civil: empresas, sindicatos, governos, associações de classe e entidades do terceiro setor.
Para incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos ODM, o governo federal criou o Prêmio ODM Brasil. É uma iniciativa pioneira no mundo e foi lançado em 2004. A ação conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e de um conjunto de empresas e associações do setor privado. A coordenação técnica do Prêmio é de responsabilidade do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
Ainda sobre o Prêmio, Ubirajara explica que são realizados diversos seminários em todo o Brasil. Para ele, cada vez mais as entidades e os cidadãos estão interessados nas Metas. “Todos estão querendo que esses objetivos sejam alcançados. Mas é preciso que essa consciência seja adotada por todos os brasileiros. As entidades têm que trabalhar, mas se o cidadão não fizer a parte dele, não haverá mundo melhor”, diz. Ubirajara ressalta que se o cidadão deixar de jogar a bituca do cigarro na rua, já está contribuindo para um mundo melhor, por exemplo. “Tem situações que é de responsabilidade do poder público, mas a sociedade não pode só esperar pelo poder público”, diz.
Fonte:TV supren / Luiz Carlos Ribeiro
www.portalodm.org.br
Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero
A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa
Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid
Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)