Segunda-feira, 19 de julho de 2010 - 14h04
Para marcar o centenário do Movimento Sindical no Brasil, União Geral dos Trabalhadores – UGT, realizou o Seminário Nacional da UGT que abordou o tema “Balanço Histórico e Desafios para o Futuro”. Na mesma ocasião, foi lançado o livro de DVD dos “100 Anos de Movimento Sindical no Brasil”.
Segundo Dênis oliveira, presidente da UGT Rondônia, o livro e o DVD contam a história do sindicalismo no Brasil, desde o começo, o período da ditadura e o período que vivemos e com os sindicatos na Era Digital. “É um marco para nós de Rondônia, receber este tipo de evento que conta a história de lutas dos trabalhadores”, afirma.
No evento foram discutidos temas como, os principais acontecimentos que marcaram a história do sindicalismo no Brasil, desenvolvimento social e ambiental sustentável, economia informal, trabalho precários, movimentos sociais e migrações.
Para o secretário de organização e política sindical da UGT. Chiquinho Pereira, os desafios para o futuro foi o tema mais discutido. Ele diz que a partir dos debates, ficou claro que o trabalhador será bem sucedido se tiver oportunidade de estudar e ter acesso à informação. Dessa forma poderá cobrar seus direitos da maneira certa.
O vento contou com a presença do Professor da UNIRON João Paulo Viana – Cientista Político. Durante o seminário o economista Eduardo Rocha, que também é assessor da UGT, realizou uma excelente palestra com o tema “Planejamento Estratégico”.
O lançamento do livro foi marcado pela apresentação dos temas desenvolvidos ao longo dos 100 anos do movimento sindical no Brasil, a mostra do balanço histórico e dos desafios futuros através de seminário.
O lançamento foi na sexta-feira, dia 15 de julho, no auditório da UNIRON localizado no Porto Velho Shopping em Porto Velho.
Fonte: O Estadão
Sábado, 7 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Ação na Assembleia Legislativa oferece serviços gratuitos em homenagem ao Dia da Mulher
A Assembleia Legislativa de Rondônia promoveu, na manhã desta sexta-feira (6), uma ação social em homenagem ao Dia da Mulher. Das 8h às 15h, a Cas

Alero no enfrentamento à violência de gênero
O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, marca a luta histórica das mulheres por direitos políticos, trabalhistas e sociais. Mais d

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (04), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, considerada uma das medidas

Alex Redano anuncia destinação de R$ 7 milhões para recuperação de ruas em Ariquemes
A Prefeitura de Ariquemes recebeu R$ 7 milhões destinados à recuperação de ruas do município. O recurso foi viabilizado por meio de articulação do
Sábado, 7 de março de 2026 | Porto Velho (RO)