Porto Velho (RO) segunda-feira, 27 de junho de 2022
×
Gente de Opinião

Política

UBAM prever menos recursos para o FPM e diz que prefeituras fecharão as portas


O presidente da União Brasileira de Municípios (UBAM), Leonardo Santana, informou hoje que o segundo repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) deste mês de setembro, que será repassado nesta segunda-feira (20) será ainda menor que o mês passado, repetindo uma diminuição que vem acontecendo todos os meses durante dois anos.

Os recursos provenientes das transferências constitucionais somam R$ 304.429,335 creditados nas contas das prefeituras, referente ao 2º decêndio, já descontada a retenção do Fundeb. Em valores brutos, o montante seria de R$ 380.536.669.

Leonardo antecipou que o Fundo de Participação dos Municípios já se tornou um recurso tão diminuído que os Prefeitos já temem ver o extrato de conta das prefeituras, considerando que não dá mais pra repassar sequer o duodécimo das câmaras Municipais, podendo haver o fechamento de várias prefeituras que tiveram esse mês as contas sem nenhum saldo.

A UBAM já solicitou, em caráter de urgência, uma audiência com o presidente Luis Inácio Lula da Silva em caráter de urgência, temendo um descontrole total nos Municípios, com o objetivo de pedir ao presidente a reposição imediata das perdas acumuladas no ano de 2010, que já atinge 31,7%, segundo levantamento da entidade.

“O governo da União terá que resolver esse grande impasse na condução do federalismo e mudar esse modelo antiquado e autoritário, que se resume na centralização dos recursos e na distribuição de responsabilidades sociais. Vamos exigir a retratação desse tratamento do governo e dizer ao presidente que os Municípios não existem apenas para votar.” Disse Leonardo.

A UBAM defende a aprovação do Projeto de Lei Complementar 589/10, que tramita na Câmara. De acordo com o texto, sempre que houver queda nos repasses ao FPM, em comparação com o mesmo mês do ano anterior, a União vai complementar com recursos até garantir a manutenção do nível de transferências. Outra proposta defendida pela entidade, segundo Leonardo Santana, é a aprovação de uma Emenda à Reforma Tributária, que determina uma partilha de recursos para os Estados, Distrito Federal e Municípios com isonomia, acabando de vez as diferenças.

Fonte: Edy Mendes

Mais Sobre Política

Em Vilhena, Deputado entrega benefícios para atender os pequenos produtores rurais

Em Vilhena, Deputado entrega benefícios para atender os pequenos produtores rurais

Na manhã deste sábado, 25 de junho, o deputado estadual Luizinho Goebel (PSC), juntamente com o governador de Rondônia coronel Marcos Rocha, deputad

Pontes no distrito de São Domingos serão substituídas por tubos corrugados, através de emenda parlamentar

Pontes no distrito de São Domingos serão substituídas por tubos corrugados, através de emenda parlamentar

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, Alex Redano (Republicanos), esteve neste domingo no distrito de São Domingos, pertence

Deputado Marcelo Cruz entrega voto de louvor aos mestres capoeiristas

Deputado Marcelo Cruz entrega voto de louvor aos mestres capoeiristas

Na tarde do dia 23/06 o deputado estadual Marcelo Cruz entregou o Voto de Louvor aos Mestres e Professores Capoeiristas do Estado de Rondônia, em re

Presidente da Assembleia Legislativa recebe visita do cônsul-geral da Itália Domenico Fornara

Presidente da Assembleia Legislativa recebe visita do cônsul-geral da Itália Domenico Fornara

Na tarde desta quinta-feira (23), o presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos) recebeu a visita do cônsul-geral da Itália, Dom