Porto Velho (RO) segunda-feira, 16 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Política

Tudo preparado para receber a presidente Dilma em RO


 
O secretário de Agricultura, Desenvolvimento, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) Evandro Padovani, ao participar pelo telefone no último domingo (01) do programa “Campo e Lavoura” levado ao ar pela rádio Globo Rondônia, das 6:00 às 7:00, informou que o governador Confúcio Moura estará em Brasília na terça-feira (03), para confirmar a visita da presidente Dilma Rousseff ao Estado nesta primeira quinzena de dezembro.

Participou do programa ao vivo no estúdio o secretário executivo da Emater, Luiz Gomes, apresentando um balanço das atividades da instituição, enquanto o secretário Evandro Padovani, pelo telefone, concedeu entrevista falando de Alta Floresta do Oeste, onde se encontrava inaugurando agroindústrias, representando o governador Confúcio Moura.

Enquanto Evandro Padovani salientou a importância para a economia do Estado representado pelo volume de carne exportada em 2013, que soma mais de 208 mil toneladas gerando divisas de US$ 213 milhões, Luiz Gomes lembrou que a política das agroindústrias e do apoio à agricultura familiar implantada pelo governo do estado geram empregos e fixam as famílias nas áreas rurais.

A expectativa é positiva com relação à vinda da presidente Dilma Roussef ao Estado nos próximos dias, quando ela ao lado do governador Confúcio Moura e outras autoridades estará entregando o título de regularização fundiária de número cinco mil a agricultores familiares. O evento está programado para ser realizado no parque de exposições Hermínio Victorelli, no município de Ji-Paraná.

Até então, nunca na história de Rondônia um programa de regularização fundiária no campo obteve sucesso como o desenvolvido na atual administração do Estado. São 18 mil áreas identificadas e georeferenciadas pela Coordenadoria de Regularização Fundiária da Seagri com mais de quatro mil títulos entregues nos últimos três anos, com a previsão de fechar 2014 com todas essas áreas tituladas e regularizadas.

Isso significa que cada pequeno e médio produtor rural será dono de fato e de direito da área que ocupa, podendo buscar financiamento nas instituições financeiras oficiais para melhorar a infraestrutura na propriedade e aumentar a produção de alimentos no campo.

A previsão é de que mais de dez mil pessoas entre produtores rurais e convidados compareçam ao evento, uma vez que o Estado de Rondônia serve como exemplo na legalização de terras na Região Norte. A parceria entre o Governo do Estado e o Governo federal titulando áreas e reduzindo os conflitos no campo, mostra que este é o caminho mais curto e seguro para reforma agrária.

Fonte: José Luiz Alves / Seagri

 

Mais Sobre Política

Com recursos indicados pela deputada Mariana Carvalho, obras na Estrada dos Periquitos são iniciadas

Com recursos indicados pela deputada Mariana Carvalho, obras na Estrada dos Periquitos são iniciadas

Uma parceria entre a deputada federal Mariana Carvalho e a Prefeitura de Porto Velho vai garantir a completa revitalização e urbanização da Estrada do

Presidente Alex Redano critica demora da empresa em iniciar construção da ponte do rio Jamari, ligando a Alto Paraíso

Presidente Alex Redano critica demora da empresa em iniciar construção da ponte do rio Jamari, ligando a Alto Paraíso

A paralisação das obras de construção da nova ponte sobre o rio Jamari, na RO-459, ligando Alto Paraíso à BR-364, que teve a ordem de serviço assina

Presidente Alex Redano participa do lançamento do Tchau Poeira em Candeias do Jamari

Presidente Alex Redano participa do lançamento do Tchau Poeira em Candeias do Jamari

O presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos), participou na manhã desta quinta-feira (12), da solenidade de lançamento do prog