Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Tudo preparado para receber a presidente Dilma em RO


 
O secretário de Agricultura, Desenvolvimento, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) Evandro Padovani, ao participar pelo telefone no último domingo (01) do programa “Campo e Lavoura” levado ao ar pela rádio Globo Rondônia, das 6:00 às 7:00, informou que o governador Confúcio Moura estará em Brasília na terça-feira (03), para confirmar a visita da presidente Dilma Rousseff ao Estado nesta primeira quinzena de dezembro.

Participou do programa ao vivo no estúdio o secretário executivo da Emater, Luiz Gomes, apresentando um balanço das atividades da instituição, enquanto o secretário Evandro Padovani, pelo telefone, concedeu entrevista falando de Alta Floresta do Oeste, onde se encontrava inaugurando agroindústrias, representando o governador Confúcio Moura.

Enquanto Evandro Padovani salientou a importância para a economia do Estado representado pelo volume de carne exportada em 2013, que soma mais de 208 mil toneladas gerando divisas de US$ 213 milhões, Luiz Gomes lembrou que a política das agroindústrias e do apoio à agricultura familiar implantada pelo governo do estado geram empregos e fixam as famílias nas áreas rurais.

A expectativa é positiva com relação à vinda da presidente Dilma Roussef ao Estado nos próximos dias, quando ela ao lado do governador Confúcio Moura e outras autoridades estará entregando o título de regularização fundiária de número cinco mil a agricultores familiares. O evento está programado para ser realizado no parque de exposições Hermínio Victorelli, no município de Ji-Paraná.

Até então, nunca na história de Rondônia um programa de regularização fundiária no campo obteve sucesso como o desenvolvido na atual administração do Estado. São 18 mil áreas identificadas e georeferenciadas pela Coordenadoria de Regularização Fundiária da Seagri com mais de quatro mil títulos entregues nos últimos três anos, com a previsão de fechar 2014 com todas essas áreas tituladas e regularizadas.

Isso significa que cada pequeno e médio produtor rural será dono de fato e de direito da área que ocupa, podendo buscar financiamento nas instituições financeiras oficiais para melhorar a infraestrutura na propriedade e aumentar a produção de alimentos no campo.

A previsão é de que mais de dez mil pessoas entre produtores rurais e convidados compareçam ao evento, uma vez que o Estado de Rondônia serve como exemplo na legalização de terras na Região Norte. A parceria entre o Governo do Estado e o Governo federal titulando áreas e reduzindo os conflitos no campo, mostra que este é o caminho mais curto e seguro para reforma agrária.

Fonte: José Luiz Alves / Seagri

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Durante a Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 4.958/2025, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) fez uma fala firme cobrando maior participa

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)