Segunda-feira, 2 de dezembro de 2013 - 21h29
O secretário de Agricultura, Desenvolvimento, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) Evandro Padovani, ao participar pelo telefone no último domingo (01) do programa “Campo e Lavoura” levado ao ar pela rádio Globo Rondônia, das 6:00 às 7:00, informou que o governador Confúcio Moura estará em Brasília na terça-feira (03), para confirmar a visita da presidente Dilma Rousseff ao Estado nesta primeira quinzena de dezembro.
Participou do programa ao vivo no estúdio o secretário executivo da Emater, Luiz Gomes, apresentando um balanço das atividades da instituição, enquanto o secretário Evandro Padovani, pelo telefone, concedeu entrevista falando de Alta Floresta do Oeste, onde se encontrava inaugurando agroindústrias, representando o governador Confúcio Moura.
Enquanto Evandro Padovani salientou a importância para a economia do Estado representado pelo volume de carne exportada em 2013, que soma mais de 208 mil toneladas gerando divisas de US$ 213 milhões, Luiz Gomes lembrou que a política das agroindústrias e do apoio à agricultura familiar implantada pelo governo do estado geram empregos e fixam as famílias nas áreas rurais.
A expectativa é positiva com relação à vinda da presidente Dilma Roussef ao Estado nos próximos dias, quando ela ao lado do governador Confúcio Moura e outras autoridades estará entregando o título de regularização fundiária de número cinco mil a agricultores familiares. O evento está programado para ser realizado no parque de exposições Hermínio Victorelli, no município de Ji-Paraná.
Até então, nunca na história de Rondônia um programa de regularização fundiária no campo obteve sucesso como o desenvolvido na atual administração do Estado. São 18 mil áreas identificadas e georeferenciadas pela Coordenadoria de Regularização Fundiária da Seagri com mais de quatro mil títulos entregues nos últimos três anos, com a previsão de fechar 2014 com todas essas áreas tituladas e regularizadas.
Isso significa que cada pequeno e médio produtor rural será dono de fato e de direito da área que ocupa, podendo buscar financiamento nas instituições financeiras oficiais para melhorar a infraestrutura na propriedade e aumentar a produção de alimentos no campo.
A previsão é de que mais de dez mil pessoas entre produtores rurais e convidados compareçam ao evento, uma vez que o Estado de Rondônia serve como exemplo na legalização de terras na Região Norte. A parceria entre o Governo do Estado e o Governo federal titulando áreas e reduzindo os conflitos no campo, mostra que este é o caminho mais curto e seguro para reforma agrária.
Fonte: José Luiz Alves / Seagri
Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Eleições 2026: Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal
Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal pelo PT-Rondônia. De acordo com informações extraoficiais, o nome de Cujui está sendo cogitado para p

Deputado Pedro Fernandes recebe equipe da OCB para tratar de demandas do cooperativismo em Rondônia
O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) recebeu em seu gabinete na Assembleia Legislativa, representantes da equipe jurídica da Organização das Co

Cristiane Lopes articula com DNIT recuperação de rodovias federais estratégicas em Rondônia
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma audiência com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de T

CCJR retoma reuniões com discussão e aprovação de projetos
A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) retomou as reuniões nesta terça-feira (10). Durante o encontro, os parlamentares discutiram
Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)