Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Tudo preparado para receber a presidente Dilma em RO


 
O secretário de Agricultura, Desenvolvimento, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) Evandro Padovani, ao participar pelo telefone no último domingo (01) do programa “Campo e Lavoura” levado ao ar pela rádio Globo Rondônia, das 6:00 às 7:00, informou que o governador Confúcio Moura estará em Brasília na terça-feira (03), para confirmar a visita da presidente Dilma Rousseff ao Estado nesta primeira quinzena de dezembro.

Participou do programa ao vivo no estúdio o secretário executivo da Emater, Luiz Gomes, apresentando um balanço das atividades da instituição, enquanto o secretário Evandro Padovani, pelo telefone, concedeu entrevista falando de Alta Floresta do Oeste, onde se encontrava inaugurando agroindústrias, representando o governador Confúcio Moura.

Enquanto Evandro Padovani salientou a importância para a economia do Estado representado pelo volume de carne exportada em 2013, que soma mais de 208 mil toneladas gerando divisas de US$ 213 milhões, Luiz Gomes lembrou que a política das agroindústrias e do apoio à agricultura familiar implantada pelo governo do estado geram empregos e fixam as famílias nas áreas rurais.

A expectativa é positiva com relação à vinda da presidente Dilma Roussef ao Estado nos próximos dias, quando ela ao lado do governador Confúcio Moura e outras autoridades estará entregando o título de regularização fundiária de número cinco mil a agricultores familiares. O evento está programado para ser realizado no parque de exposições Hermínio Victorelli, no município de Ji-Paraná.

Até então, nunca na história de Rondônia um programa de regularização fundiária no campo obteve sucesso como o desenvolvido na atual administração do Estado. São 18 mil áreas identificadas e georeferenciadas pela Coordenadoria de Regularização Fundiária da Seagri com mais de quatro mil títulos entregues nos últimos três anos, com a previsão de fechar 2014 com todas essas áreas tituladas e regularizadas.

Isso significa que cada pequeno e médio produtor rural será dono de fato e de direito da área que ocupa, podendo buscar financiamento nas instituições financeiras oficiais para melhorar a infraestrutura na propriedade e aumentar a produção de alimentos no campo.

A previsão é de que mais de dez mil pessoas entre produtores rurais e convidados compareçam ao evento, uma vez que o Estado de Rondônia serve como exemplo na legalização de terras na Região Norte. A parceria entre o Governo do Estado e o Governo federal titulando áreas e reduzindo os conflitos no campo, mostra que este é o caminho mais curto e seguro para reforma agrária.

Fonte: José Luiz Alves / Seagri

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)