Quinta-feira, 2 de setembro de 2010 - 15h07
De acordo com os dados do Departamento de Saúde Indígena da Funasa (Desai), a incidência da tuberculose entre os povos indígenas caiu, em média, 6,7% nos últimos dez anos. No período de 2007 a 2009 a redução foi de 3,11% ao ano, superior a média registrada na população geral que, conforme o Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) é de, em média 2,3% por ano.
Segundo o relatório “Vigilância em Saúde Indígena – Dados e Indicadores selecionados 2010”, produzido pelo Desai, no período de 2000 a 2009 a redução da incidência foi de 60,29%.
Considerando que a tuberculose foi declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2003, como doença de emergência global, nos últimos três anos, a Funasa tratou como prioridade a intensificação de forma organizada e sistemática do Programa de Tuberculose nos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei).
O objetivo dessa estratégia foi facilitar o acesso ao diagnóstico precoce do bacilo da tuberculose, ao tratamento adequado dos casos e o desenvolvimento de ações de prevenção da transmissão do bacilo entre os indígenas. Foram disponibilizados medicamentos, implementada a quimioprofilaxia para os grupos de alto risco e para os contatos de casos com tuberculose pulmonar positivos e buscou-se a melhoria do sistema de informação.
Segundo a Funasa, no período de 2006 a 2008, a taxa de cura entre os indígenas foi de 83%, superior a taxa observada na população geral, 73%, e o abandono do tratamento entre os indígenas, 4,3%, inferior ao da população geral, 8%. Os dados mostram que a atuação dos Dsei contribuiu para melhorar o tratamento e acompanhamento dos doentes e para controlar a transmissão da doença entre os indígenas.
A partir da situação identificada, a Funasa está apoiando um projeto para o georreferenciamento e análise espacial dos indicadores relacionados com a tuberculose em indígenas. O projeto ajudará na formulação de propostas para o fortalecimento da vigilância epidemiológica da tuberculose voltada para as especificidades indígenas.
Fonte: Júlio Aires
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)